* Por Flávio Negrão
O 5G ainda não chegou ao Brasil, na verdade, a ANATEL prevê que com as implicações geradas pela pandemia, só teremos acesso a essa tecnologia oficialmente no segundo semestre de 2022. Mas, não é de agora, que muitos especialistas já especulam o que a chegada da quinta geração de internet móvel vai significar. E com mudanças que vão muito além das que o seu antecessor nos proporcionou, o 5G promete trazer aplicações muito interessantes quando falamos de negócios online.
No momento, o foco para a maioria da população está principalmente no aumento da velocidade que ele permite acessarmos à internet. Mas o fato é que o 5G trará muito mais do que isso! Para melhorar a cobertura em diversas áreas, as operadoras no exterior – e logo no Brasil também – estão explorando maneiras de oferecer conexões de banda larga usando tecnologias 5G. Dessa forma, as residências e negócios podem obter melhor conectividade do que com a tecnologia das linhas que se tornaram ultrapassadas, e velocidade mais alta com tempos de resposta aprimorados, o que permite serviços mais inovadores.
Esses serviços serão entregues através da rede a partir de servidores inteligentes, que também podem analisar dados, realizar cálculos e enviar a saída de volta rapidamente ao usuário por meio da rede 5G. Essas soluções podem ser necessárias para analisar a enorme quantidade de dados que um carro inteligente coleta, por exemplo, ou quando os usuários querem jogar jogos eletrônicos complexos, que rodam em um servidor central.
A chegada do 5G também promete desbloquear muitos novos casos de uso em que é necessário um alto grau de confiabilidade da rede, por exemplo, em ambientes industriais, a tecnologia Wi-Fi atual não é boa o suficiente para conectar ou rastrear equipamentos. Essa nova tecnologia se propõe a sanar isso e deve melhorar a conexão entre objetos que se movem. Indo um pouco além, ele também permite avanços interessantes em telemedicina e de interatividade virtual.
Quando falamos de interatividade virtual, logo pensamos em realidade virtual, e esse é um caminho que pode ser muito explorado pelas empresas e marcas, principalmente com a chegada do metaverso. As soluções de realidade virtual atuais precisam lidar com um intervalo de tempo significativo entre uma resposta e uma solicitação. E, por isso, você nem sempre alcançará e interagirá com o conteúdo virtual em tempo real. E, quanto maior o atraso, menor a imersão. O 5G pode reduzir a latência em cerca de 10 vezes, enquanto melhora as taxas de transmissão de dados. O impacto dessa resposta reduzida transformará drasticamente a maneira como interagimos com as experiências virtuais, e o 5G garantirá que isso seja, no mínimo, muito interessante para nós como usuários, e também para as empresas como fornecedoras.
Para as companhias que apostam em comércio eletrônico com um nível de interação próximo e humanizado, as mudanças que essa nova tecnologia vai trazer é algo para se manter no radar. Atualmente, os consumidores buscam formas cada vez mais diferentes de comprar online, como chat-commerce e live-commerce, que trazem um nível de fidelização maior quando comparamos com o e-commerce tradicional, por conta da experiência e interatividade que, mesmo online, esses meios agregam. No geral, se adequar às tendências é essencial para que as marcas cresçam ou mantenham seus status.
Em tempo, para não ficarem esquecidas ou de lado, as empresas precisam iniciar, o mais rapidamente possível, as suas adaptações e ficarem atentas ao que surgirá nos próximos anos, e o 5G com certeza promete revolucionar a tecnologia e levar a interatividade virtual para outro nível.
* Flávio Negrão é formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná, com vasta experiência em telecomunicações. Fundou a OmniChat em 2016 e a empresa hoje é líder no segmento de chat-commerce no Brasil, com mais de 10 mil vendedores utilizando a sua solução e já ajudou mais de 300 marcas no relacionamento com seus clientes.