A PWTech, startup brasileira de purificação de água contaminada, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, entregou 35 purificadores de água para envio de doação humanitária do governo brasileiro para a Faixa de Gaza.
“Recebemos o pedido do Itamaraty através da ABC às 15h do dia 12 de outubro, feriado nacional. Avaliamos o pedido, verificamos a disponibilidade de nossos colaboradores e aceitamos o pedido. Após vários obstáculos, conseguimos colocar os purificadores as 21h na Base Aérea de Guarulhos para seguir viagem. A operação levou 6 horas desde o pedido até a entrega as autoridades”, afirma o CEO Fernando Silva.
As cargas foram transportadas pela aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo a Tel Aviv, em Israel. O objetivo central da ação é repatriar brasileiros na região do conflito. Além disso, cumpre uma missão fundamental: levar assistência humanitária. Entre as cargas, continham 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
“A logística de entrega na área do conflito é o maior desafio. O caminho deste a fábrica até o local depende de vários atores envolvidos e é muito difícil rastrear. Contamos com a ajuda das Embaixadas e Representações da região e em algumas vezes somos contatados através de nosso SAC”, explica o CEO.
Por unidade, cada equipamento da PWTech tem capacidade de purificar em torno de 5 mil litros de água por dia. Isso é possível graças ao sistema combinado de pré-filtragem e membranas UF, que garantem à tecnologia, nomeada como PW5660, a capacidade de purificar água vindas de rios, lagos, poços, chuvas; águas classe 1 e 2, com turbidez de até 15 NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez, em português).
A estimativa é de que os 40 purificadores atendam 13,5 mil pessoas por dia. Por pesar 15 quilos, o equipamento pode ser transportado facilmente para pontos diferentes num mesmo dia. O valor por purificador chega a R$ 15 mil. A PWTech atua em três nichos distintos, sendo eles: B2B, B2C e B2G.
Os itens foram descarregados em Roma, onde somam a outros 5 purificadores transportados pela aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República. De lá seguiram para o Egito, onde parte das doações internacionais estão chegando às vítimas do conflito.
“Nascemos com o propósito de levar acesso a água potável sendo o nosso principal pilar de atuamos. Nosso time está muito orgulhoso de poder contribuir para que mais de 10 mil pessoas sejam atendidas nesse direito fundamental que é o acesso a água de boa qualidade”, diz o CEO.
Desenvolvido no Brasil, em 2018, com apoio técnico de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a tecnologia da PWTech foi reconhecida em 2022 pela ONU como uma solução humanitária no acesso à água potável em crise humanitária. Para o futuro, a startup quer montar estoques em áreas estratégicas em parceria com a ABC/ MRE reagindo rapidamente a eventos naturais e de guerra.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.