Startups digitais da capital paulista e também das regiões de Campinas, Grande ABC, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e Sorocaba em busca de ajuda para validar o modelo de negócios podem se inscrever para participar do programa Startup SP do Sebrae-SP até o dia 9 de fevereiro.
Serão selecionadas 80 startups para o programa, que tem duração de quatro meses e inclui capacitações, acompanhamento de negócios, mentoria com parceiros de mercado e conexão com outros programas e investidores.
De acordo com o Gestor Estadual do Startup SP Fabio Zoppi Barrionuevo, essa é uma excelente oportunidade para pôr em prática suas ideias e ter contato com profissionais que já passaram por situações parecidas.
“Os empreendedores vão a campo testar hipóteses e ouvir o que o cliente tem a dizer. Além disso, recebem mentorias de pessoas experientes no mercado que ajudam na busca de soluções”, destaca.
Podem se inscrever startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, que utilizem softwares ou serviços de tecnologia da informação como ponto central do seu modelo de negócio e que ainda não tenham validado todas as hipóteses do modelo de negócio.
Veronique Forat é uma das fundadoras da Morar.com.vc, plataforma para quem quer dividir moradia. Ela participou do 4° ciclo do Startup SP e enumera as vantagens do programa. “É um dos únicos programas de desenvolvimento de startups em fase de validação. Ou seja, preenche uma lacuna fundamental em termos de suporte às startups nesse estágio. Há também um constante desafio às suas certezas, ao longo de todo o programa, o que obriga a validar concretamente cada uma das suas hipóteses, sem perder de vista o seu propósito. Também é chamado para desenvolver a resiliência necessária para ir em frente ou pivotar. O Startup SP é um programa muito completo, com quatro meses de duração e totalmente gratuito.”
Processo seletivo
A startups podem se inscrever no site e as dez melhores avaliadas serão convocadas para uma banca de pitch e seleção final. Na ocasião, cada finalista terá direito a cinco minutos de apresentação, seguidos de até dez minutos para perguntas e esclarecimentos da banca.
Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta. O resultado será divulgado em fevereiro.
As capacitações e mentorias começam em março e seguem até julho. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, será realizado o Bootcamp, em São Paulo, que vai reunir participantes das sete regiões do Startup SP.
Será um evento de workshops, interação e mentorias com importantes nomes do ecossistema brasileiro, visita à aceleradora de startups e happy hour para networking.