A FedEx Express anunciou o lançamento da 4ª edição do Programa FedEx para pequenas empresas no Brasil. A iniciativa visa promover e apoiar o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas e incentivá-las a internacionalizar seus negócios.
Este ano, a edição será especial em comemoração aos 30 anos de operação da FedEx no país. O valor da premiação e o número de contemplados foram ampliados em comparação a 2019. O primeiro colocado receberá R$ 100 mil, o segundo R$ 40 mil e o terceiro R$ 20 mil. Além disso, num esforço para apoiar mais empresas durante a atual pandemia do coronavírus, o quarto e o quinto colocados, que inicialmente não receberiam valores em dinheiro, serão premiados com R$ 10 mil cada. Todos receberão, também, uma mentoria de negócios em grupo, de quatro horas de duração.
As inscrições vão de 6 de abril a 5 junho, pelo site. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de junho de 2020. O programa é voltado para micro e pequenas empresas com fins lucrativos e até 99 funcionários (termos e condições, clique aqui).
As finalistas serão convidadas a apresentar seus planos de negócios e sua visão estratégica para o futuro, incluindo crescimento, conquistas internacionais e padrões éticos. Elas serão avaliadas por uma banca julgadora composta por executivos da FedEx Express e Renato Mendes, investidor, mentor Endeavor Brasil e professor de pós-graduação do Insper.
“A FedEx é uma companhia global que conecta pessoas e possibilidades pelo mundo. As pequenas empresas formam um segmento crucial da economia e apresentam grandes oportunidades de crescimento. Queremos ajudá-las a se conectarem com novos mercados, vencer desafios e aumentar seu potencial internacional”, destaca Cristiano Koga, vice-presidente de vendas da FedEx Express para a América do Sul.
Para Renato Mendes, o Programa FedEx para pequenas empresas ganha ainda mais relevância no atual momento de crise pelo qual o mundo está passando, com forte impacto sobre os pequenos negócios. O processo de avaliação também é fundamental, na visão de Renato. “Durante a análise do projeto, levamos em consideração pontos importantes, como capacidade de inovação e respeito ao meio ambiente”, Mendes destaca.
O Programa foi criado nos Estados Unidos, em 2012, e hoje está presente em 10 países. A vencedora da edição brasileira, em 2019, foi a Dobra, empresa que produz e vende carteiras, tênis e outros acessórios feitos com Tyvek, material resistente à água e rasgos.