O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do governo federal, está com inscrições abertas. Entre 10 de agosto e 8 de setembro, startups brasileiras interessadas em fazer uma imersão no ecossistema de inovação da Colômbia, mais especificamente de Bogotá e de Medellín, podem se candidatar para participar da iniciativa.
Por conta da pandemia da covid-19, os realizadores do StartOut decidiram reformular o programa, lançando agora um formato diferenciado para continuar apoiando a internacionalização das startups brasileiras e garantir a segurança de seus participantes. Uma das principais novidades do Ciclo Bogotá-Medellín é a realização de uma missão inteiramente virtual, que vai atender até 40 startups. Veja o novo formato do programa e as atividades que serão oferecidas:
Missão virtual: capacitar a startup e orientá-la para a prospecção de parceiros de negócios na Colômbia. Até 40 startups – sendo 30 de Ampla Concorrência (empresas que nunca participaram ou que estiveram em apenas um ciclo do StartOut Brasil) e até 10 Graduadas (negócios que já passaram por ao menos dois ciclos do programa) – serão selecionadas para receber capacitação, de forma totalmente online, por meio de treinamento de pitch, mentorias coletivas de mercado, webinars com players do mercado, mentorias técnicas, agenda de negócios organizada por matchmaker, sprints de mentoria em internacionalização, apresentação de pitch para feedback de um público qualificado e Demoday para investidores;
Missão de imersão: aprofundar a capacitação das startups e melhor orientá-las para as atividades de imersão que ocorrerão no país de destino. Os 15 negócios mais bem colocados na missão virtual – 10 de Ampla Concorrência e até cinco Graduadas – passarão para a segunda etapa, que contará tanto com atividades online, como mentorias com players de mercado, como presenciais, como treinamento de pitch, participação em workshop de preparação para a missão (warm-up), missão de imersão no ecossistema de inovação da Colômbia, interação com prestadores de serviços do país, apoio de matchmaker, possibilidade de apresentação do negócio para investidores e networking com executivos locais. A realização dessa etapa será confirmada em 8 de janeiro de 2021 de acordo com o desenrolar da crise mundial de saúde;
Missão Follow-up: estimular as empresas a aprofundarem os relacionamentos e oportunidades de negócios prospectados durante a Missão de Imersão. As cinco startups que primeiro se habilitarem apresentando projeto de retorno ao mercado, em até 90 dias, com agenda própria, receberão apoio do programa com serviço de matchmaking para a realização de mais agendas de negócios.
“Criamos este formato para continuar apoiando as startups brasileiras, mesmo em um cenário desfavorável. Esperamos que até 2021, as condições sanitárias estejam favoráveis para imersão no ecossistema colombiano, que se assemelha ao brasileiro em questões culturais e está aberto para ajudar empresas de diferentes portes a se instalarem no país, facilitando parcerias e contatos com players locais”, comenta Gustavo Ene, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SDIC/SEPEC/ME).
Critérios para seleção
Podem se candidatar ao StartOut Brasil Ciclo Bogotá-Medellín startups brasileiras maduras com foco em expansão e internacionalização, com o produto/serviço finalizado para comercialização e que estejam faturando ou que tenham recebido algum tipo de investimento. As inscrições devem ser feitas no site.
Para ingresso no programa, os projetos são inicialmente analisados em quatro dimensões: Grau de inovação, Mapeamento do mercado de destino, Maturidade para inserção internacional e Equipe. Após a seleção para a primeira etapa, a seleção segue outros critérios, que deverão ser conferidos no Regulamento do Ciclo. A lista com as startups selecionadas para participar da Missão Virtual será divulgada em 2 de outubro de 2020.