A segunda startup a receber investimentos do programa Comunitá – iniciativa da Sicredi Pioneira, Sicredi Caminho das Águas e Ventiur Smart Capital – é a Movestock. O investimento foi no valor de R$ 700 mil, sendo R$ 350 mil de cada cooperativa.
A Movestock é um marketplace de Caxias do Sul (RS) que conecta vendedores industriais a compradores para negociações de estoques excedentes e obsoletos. A Ventiur é a intermediadora da negociação e realiza mentoria e acompanhamento estratégico da startup, a fim de acelerar o negócio. A aceleração se dá ao longo de nove meses.
De acordo com o CEO da Ventiur, Sendro Cortezia, o Corporate Venture Capital (CVC) firmado com os Sicredi vai além do aporte financeiro nas startups. “Buscamos potencializar os negócios investidos trazendo a expertise como aceleradora e investidora de startups, impulsionando novos negócios e gerando ótimos resultados aos investidores”, destaca.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O que é o Programa Comunitá?
Lançado em 2022, o Comunitá tem o objetivo de identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento dos associados, das comunidades e das cooperativas do Sicredi. A parceria prevê que a Ventiur faça o planejamento e a estruturação do veículo de investimento. Já as cooperativas têm coparticipação nos aportes, definem as empresas selecionadas e entregam o smart-money que acelera o crescimento e o impacto da startup. A primeira investida foi a Elysios Agricultura Inteligente.
Segundo Welington Backes, assessor de inovação da Sicredi Pioneira, a seleção perpassa pelo alinhamento do propósito da startup com o das cooperativas. “A proposta de valor da Movestock, como um marketplace que facilita o reuso de ativos excedentes entre empresas, alinha-se muito bem com o das cooperativas, que é promover o desenvolvimento das comunidades. Temos a expectativa e a confiança de que a reintegração de ativos excedentes da indústria na economia contribui para um uso mais eficiente dos recursos e ajuda a reduzir o desperdício industrial, minimizando o impacto ambiental”, reforça.
Ainda que o processo de aceleração seja conduzido pela Ventiur, as cooperativas têm participação direta. Grupos de trabalho sobre temas específicos de interesse do negócio da startup, buscando seu crescimento, já estão em funcionamento. “No geral, a Movestock está desempenhando um papel valioso na promoção do desenvolvimento econômico sustentável, o que pode gerar ganhos para as empresas, as comunidades e o meio ambiente”, avalia.
“Estamos proporcionando acesso a equipamentos muitas vezes com custo menor para quem compra e oportunizando para quem vende. O material poderia estar parado, por isso, é uma forma de recuperar a economia”, diz o gerente de Planejamento Estratégico e Intérprete da Inovação da Sicredi Caminho das Águas, Gustavo Piardi.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.