* Por Juliana Maffia
A covid-19 chegou em 2020 para mostrar que é necessário repensar a forma como algumas coisas são realizadas. Muitas equipes já vêm se preparando para a realização de trabalho remoto e estamos vendo muitas empresas realizando até mesmo o onboarding de novos colaboradores no formato online.
Mas as empresas que já haviam se organizado estão tirando a “quarentena” de letra. A Matchbox já possui experiência na condução de processos seletivos online e, neste último mês, passou a conduzir todas as etapas neste formato. Por isso, decidimos compartilhar nosso conhecimento para vocês para provar que sim, é possível fazer um processo seletivo 100% online.
Primeiro, precisamos falar de mudança de mindset. Para que um processo seletivo online seja bem-sucedido, é necessário que todos os stakeholders (RHs, Gestores e Consultoria) estejam comprados com essa ideia. É preciso entender que um processo online será sim uma experiência diferente do presencial, mas que pode sim trazer os resultados necessários.
Entenda os pontos essenciais de um projeto inteiramente online:
Kick-off bem feito
A definição de pré-requisitos, perfil e metodologias de avaliação a serem usadas é tão importante no processo online quanto no presencial.
Se não mais. Afinal, muitas vezes algumas etapas serão conduzidas por pessoas que estão em localizações completamente diferentes. Por isso, mais do que nunca, é importante alinhar tudo antes de começar seu projeto.
Compartilhe todos os documentos essenciais entre o time que participará o projeto. Se possível uma ferramenta de armazenamento em cloud (cosmo Google Drive ou Dropbox) para que todos tenham acesso aos documentos atualizados.
Por fim, tenha certeza de que todos estão alinhados e compreenderam quais tarefas pertencem a quais pessoas. Uma boa dica é utilizar um cronograma de processos seletivos e um CRM de Talentos para se organizar junto ao time.
Etapas Online: esse não muda muito 😉
Etapas online são todas as primeiras fases do processo seletivo, que vão desde: inscrição, testes de lógica, português, inglês, entre outros que a empresa deseja definir.
Estas etapas mudam conforme a necessidade da empresa, algumas precisam testar lógica, enquanto outras têm vagas com necessidade de inglês avançado. A palavra-chave aqui é encontrar um sistema ou plataforma que proporcione a flexibilidade necessária para atender as diferentes demandas.
Dinâmica de grupo/Painel de negócios
Tanto a fase de dinâmica de grupo, quanto a de painel de negócios, são historicamente etapas presenciais. É o momento do gestor entender melhor o comportamento dos seus candidatos e como eles trabalham em grupo. Em muitos casos, é o momento de testar o conhecimento técnico do candidato dando a ele um desafio.
Primeiro é importante entender qual ferramenta é a mais apropriada para a condução destas etapas. Depois, defina e teste quais as atividades que serão realizadas com os candidatos, para entender se de fato você conseguirá avaliá-los com a atividade proposta. Por fim, junte seus avaliadores para explicar a dinâmica e testar a ferramenta com eles.
A Matchbox, por exemplo, realiza “caça ao tesouro online”, jogos de descoberta de enigmas”, resolução de cases, entre outros.
Entrevistas online
Assim como as etapas online, as entrevistas podem ser conduzidas normalmente, através das ferramentas apropriadas. Preste sempre atenção às orientações que enviou ao candidato, o link de acesso está visível? A hora da entrevista está clara? É necessário algum preparo?
Também é importante se atentar para não chegar atrasado nesta entrevista e se mostrar disponível ao candidato, a distância às vezes pode desencorajar o candidato a fazer perguntas sobre o ambiente e trabalho. Tente tranquilizá-lo que este tipo de processo é bastante comum e que ele não será penalizado por isso.
Dicas gerais para os candidatos
É importante reforçar com o candidato que ele precisa de uma internet estável, além de um espaço tranquilo e livre de barulhos para realizar todas as etapas de um processo seletivo.
Além disso, por se tratar de uma forma diferente de participar de processos, explique para o candidato como cada etapa irá funcionar para que ele se tranquilize e entenda cada nova fase.
Quais os benefícios de fazer um processo seletivo 100% online?
Existem dois pontos que podem ser destacados, pensando em benefícios. O primeiro é que um processo seletivo online se torna mais inclusivo e democrático a partir do momento que candidatos de outras cidades não precisam se deslocar para casa etapas. Outro ponto é que a organização reduz bastante os seus custos com materiais, logística de candidatos e de colaboradores em cada etapa do processo.
Este é um modelo novo e que é ideal para situações como a que vivemos hoje. Traz liberdade e garantia de entrega às equipes de Recrutamento & Seleção, pois permite que em elas sigam batendo as suas metas neste período de quarentena.
Juliana Maffia é head de Marketing da Matchbox.