Na última terça-feira (18/04) aconteceu a primeira edição do Empodera VC!, evento organizado pela Bossanova Investimentos em parceria com a Microsoft, que tem como objetivo reunir investidoras, startups fundadas por mulheres, empreendedoras e pessoas que são entusiastas do assunto.
O foco central do evento é dar maior visibilidade para a pauta de equidade de gênero no ecossistema de startups e proporcionar conexão entre mulheres empreendedoras e investidoras para que consigam criar uma rede profissional fortificada.
“Ter momentos como esse é muito importante para trocarmos ideias e experiências umas com as outras. Por este motivo, a Bossanova quer potencializar cada vez mais esses encontros. E fico muito feliz de ver que somos maioria ocupando esse lugar”, comenta Yakatherine, líder de CS na Bossanova Investimentos.
“Estou no ecossistema há muitos anos, participar de um evento como esse, onde somos maioria, me deixa muito emocionada e feliz. Ter um espaço para conversar e trocar ideias com mulheres incríveis e de negócio é muito gratificante”, comenta Lilian Natal, CMO da Bossanova Investimentos.
Antes mesmo de iniciar o bate-papo, as mulheres presentes foram convidadas a tirarem uma foto no local e, logo após, as imagens foram distribuídas aleatoriamente entre as convidadas para que cada uma procurasse a pessoa presente na imagem. A dinâmica elaborada tinha como objetivo ajudar as participantes a se conhecerem melhor.
Já a conversa entre as palestrantes se iniciou de forma dinâmica, onde cada uma contou um pouco sobre a sua história e experiência no mundo corporativo. Duda Davidovic, Head de Inovação Elo, comentou: “Me formei em publicidade, e o início da minha trajetória foi marcada por lideranças femininas. Eu sempre digo que vivia em um mundo fantasioso” brinca. “Depois eu fui para o mercado financeiro e, pasmem, tudo mudou e eu era a única mulher dentro da sala”, comenta.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Isadora Santos, CEO da Destina, conta que teve uma experiência diferente, como uma mulher negra as situações impostas a ela eram ainda mais desafiadoras por envolverem gênero e raça. “Quando eu decidi fundar a minha própria empresa, percebi que a minha opinião não era levada em conta pelos investidores”, comenta.
“Quando estava com um homem ao meu lado, a pergunta era sempre direcionada a ele, mesmo depois de ter respondido a pergunta. As coisas não mudavam estando ao lado de uma mulher branca, que inclusive é a minha sócia, os questionamentos também eram direcionados para ela e nunca para mim. Então, enquanto uma mulher negra, preciso me impor ainda mais no mercado para ser ouvida”, continua Isadora.
Carol Gilberti, CEO da Mubius WomanTech Ventures, falou sobre a sua carreira e sobre a dificuldade que enfrenta no ecossistema por ser mulher, mãe e ter pouco mais de 40 anos. “Precisei me adaptar à era da tecnologia para conseguir empreender. Quando me formei, os tempos eram outros”, comenta.
“Durante a minha trajetória como empreendedora muitas vezes a minha opinião foi invalidada por um ambiente majoritariamente composto por homens. Eu recebia questionamentos que homens não recebiam e precisava de todas as maneiras me impor. Até porque os homens não são questionados sobre terem ou não filhos, sobre com quem e onde irão deixar as crianças. Nos colocam sempre em um lugar segmentado e muitas vezes não levam em consideração a nossa opinião”, diz Carol.
Para finalizar, as palestrantes deram dicas para as mulheres que estão dentro do ecossistema ou querem ingressar. “Participe de grupos de WhatsApp, crie conexões, uma puxa a outra e assim vamos nos inserindo cada vez mais no mercado de trabalho”, diz Duda.
“Nunca deixe de sentar à mesa por não se sentir pertencente àquele lugar, se não tiver cadeira, arrume uma mas não deixe de estar em um ambiente só porque alguém disse que você não deveria estar lá”, comenta Carol. “Se não te aceitam em um grupo, crie o seu próprio, convide pessoas que também não foram aceitas e assim, construa redes de apoio, conexões e parcerias”, completa Isadora.
Para encerrar, as participantes continuaram a fazer conexões e trocar ideias em um coquetel oferecido pela empresa dentro do local. O evento foi realizado na sede da Microsoft e contou com a presença de cerca de 100 pessoas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.