João Ricardo Mendes sempre esteve em segundo plano em relação à sua empresa. O executivo era CEO e esteve dentro da Hurb, antiga Hotel Urbano, desde a sua criação, mas roubou a atenção do mercado em abril de 2023, quando trocou farpas e xingamentos nas redes sociais com clientes insatisfeitos com a Hurb.
A insatisfação dos clientes e as respostas do CEO se estenderam ao longo de semanas e resultaram na renúncia de João. Na época, o salário do empresário ultrapassava R$ 1 milhão anualmente. Antes de sair, o CEO usou palavras de baixo calão e chegou até a citar Eminem em suas publicações, saindo com a afirmação de que é preciso “força para não desistir”.
João Ricardo Mendes e o empreendedorismo carioca
Aos 18 anos, estudante de Direito no Rio de Janeiro, João Ricardo Mendes iniciou sua jornada empreendedora com uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, na capital fluminense. Em uma entrevista à Veja, o executivo comentou que abriu o quiosque com amigos para ganhar dinheiro enquanto estava na faculdade, que mais tarde seria abandonada.
No entanto, foi em Londres que o executivo realmente se tornou parte do mundo dos negócios, apesar de não ter viajado com essa intenção. Praticante de jiu-jitsu desde a adolescência, João foi até a Inglaterra para acompanhar a abertura de uma filial de artes marciais com Roger Grace. No país, ele conheceu executivos do mercado financeiro e pessoas ligadas à internet, o que o levou a observar o potencial do mercado.
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O nascimento da Hurb
Após o intercâmbio na Inglaterra, João Ricardo Mendes se juntou a seu irmão, José Eduardo Mendes, para fundar o e-commerce chamado de Apetrexo, que funcionou entre 2006 e 2011. Segundo a Exame, a plataforma nunca gerou lucro. Em 2011, os irmãos observaram uma nova oportunidade de mercado.
Diante da febre das compras coletivas no Brasil, a dupla fundou o Hotel Urbano, inspirado no modelo de negócios do Peixe Urbano, que aproveitava a venda em massa para reduzir o preço individual. O negócio rapidamente chamou a atenção do mercado e despertou o interesse de compra de concorrentes como a holandesa Booking.com e o fundo norte-americano Carlyle.
O início do fim
Com a pandemia da Covid-19 e o consequente cancelamento de voos, a Hurb se viu sem seu principal produto. A alternativa foi vender pacotes sem datas definidas, com preços especiais. No entanto, o problema persistiu até 2023, quando a Hurb acumulou queixas de clientes em todas as redes sociais. Muitos deles alegavam não conseguir fazer reservas até hoje. Somente no site Reclame Aqui, foram registradas 29,5 mil reclamações contra a agência de viagens.
Ironizando as reclamações, Mendes publicou um vídeo enigmático no LinkedIn, no qual pisou em uma faixa contendo uma reclamação de um cliente prejudicado pela empresa. No vídeo, o executivo declarou que erros acontecem e que a solução está a um clique de distância.
“Erros serão cometidos, pessoas ficarão chateadas, outras não saberão o que estão falando, mas isso é muito melhor do que como as coisas acontecem em outras companhias, que se dizem à prova de erros e se dizem one-trick pony (pônei de um truque só)”, comentou o executivo de forma irônica no vídeo.
Após todas as polêmicas, João Ricardo Mendes divulgou uma carta em que admitiu ter cometido erros. Ele reconheceu que estava prejudicando muitas pessoas e tentou desassociar seu nome do da empresa. “Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros cometidos por ‘João Ricardo Mendes’, e não por uma companhia inteira, que é muito maior do que eu. Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim”, afirmou o texto.
Em sua carta de despedida, o ex-CEO da Hurb chegou a citar o rapper Eminem: “Porque às vezes, você apenas se sente cansado. Sente-se fraco. E quando você se sente fraco, você sente vontade de desistir. Mas você tem que procurar dentro de você.”
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