Empresa de Brasília criou o portal pioneiro. Ele permite que o consumidor tenha o reembolso de uma fração do valor das compras feitas nas lojas parceiras do Poup. Segundo um dos idealizadores do portal, Guga Gorenstein, o funcionamento é muito simples: “Você entra no site e lá é possível se conectar a diversas lojas, lá escolhe o melhor produto, o melhor preço e pronto. Depois disso é só fornecer o número da conta para o reembolso”, explica. O percentual de devolução é variável. Cada loja tem a sua porcentagem.
Atualmente o Poup tem 100 lojas cadastradas, o que representa 80% do mercado brasileiro. Empresas como: Lojas Americanas, Submarino, Ricardo Eletro, Dafiti, Netshoes, Extra e Tam Viagens estão com produtos disponíveis para os internautas. É importante dizer também que o usuário não precisa pagar taxas de adesão.
Em apenas seis meses de funcionamento a Startup brasiliense já tem dez mil usuários cadastrados. Para Carlos Botelho, também criador do projeto, o site lembra o Nota Legal do DF, onde o consumidor recebe parte do valor do imposto pago na compra do produto ou contratação do serviço. Mas, a finalidade é diferente. “Para o governo a meta é aumentar a arrecadação com a emissão de notas fiscais, já no caso do Poup o objetivo das lojas é fazer com que o consumidor volte mais vezes”, ressalta.
O site Poup conta também com o Poup Alerta. A pessoa instala no navegador e ao entrar em um site de loja parceira o porquinho do Poup vai aparecer na tela para lembrar o usuário que lá tem cashback. “Normalmente os usuários passam por dois ou três sites para comparar preços e produtos. Com a ajuda do Poup Alerta o cliente já vai saber se onde ele está tem cashback e assim a compra é efetuada sem perda de tempo, nosso Piggy fica piscando para o cliente”, conta Guga Gorenstein.
O Poup ainda trabalha com cupons de desconto, ou seja, ao invés de apenas ficar sabendo sobre o cashback, o internauta vai poder também descobrir se há cupons disponíveis no site de vendas, sendo possível poupar ainda mais.