* Por Renato Alves
Desde o início da pandemia temos um cenário desafiador. Entretanto, é possível ser mais otimista neste momento, já que estamos presenciando alguns avanços. O calendário de vacinação, mesmo em passos lentos, segue sem muitas interrupções no Brasil. Além disso, a expectativa é que em outros países o ritmo de vacinação também esteja avançado no próximo ano.
Diversos setores acompanham este otimismo, o que é um bom indicativo de que 2022 será um ano de recuperação do fôlego. O turismo, por exemplo, foi um dos setores mais atingidos pela pandemia, e agora tem boas perspectivas para o próximo ano. De acordo com o estudo do Sebrae “Perspectiva de vacinação e retorno das micro e pequenas empresas”, a expectativa é que empresas de viagem e turismo tenham rendimentos parecidos com 2019 a partir do início de 2022.
Ao contrário da lenta recuperação econômica do Brasil, outros países já estão voltando aos eixos, e isso também é um bom sinal. Os Estados Unidos, um dos destinos mais atraentes para internacionalizar uma empresa, registrou um crescimento na economia de 6,5% no segundo trimestre de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comércio do país. É um momento confortável para experimentar os benefícios de ter uma empresa nas terras do Tio Sam: menos burocracia, aumento do faturamento e a possibilidade de obter rendimentos significativos por causa da taxa de conversão da moeda.
E o que é visto como risco para muitos, pode ser a salvação de uma empresa. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação, 71,9% das companhias aumentaram os investimentos no mercado internacional. A expectativa é que 2022 seja um ano menos turbulento e de recuperação dos danos. Internacionalizar uma empresa é uma boa saída para tentar alavancar os negócios de uma forma mais acelerada, conquistar novos parceiros, aumentar a carteira de clientes e desfrutar da estabilidade em um país mais seguro economicamente.
O processo de internacionalização pode parecer complexo para quem não tem expertise no assunto, por isso é importante contar com uma assessoria especializada para simplificar os processos. A orientação profissional faz com que a empresa tenha total liberdade para pensar apenas nas estratégias de expansão e garantir que essa transição seja sustentável. A internacionalização é um sonho possível para startups, franquias, grandes e pequenas empresas, e até mesmo microempreendedores. Depois de um período desafiador e cheio de perdas para o mundo inteiro, sonhar alto se tornou um combustível para continuar seguindo na esperança de dias melhores.
Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.