As pequenas e médias empresas representam 99% das organizações globais tento cerca de 400 milhões delas operando pelo mundo. As PMEs são as principais fontes de criação de empregos, representando entre 60% e 85% das vagas, além de contribuirem com até 70% do PIB, segundo a Organização Internacional do Trabalho.
Pensando na importância dessas empresas, a Microsoft desenvolveu uma pesquisa para entender os objetivos e prioridades delas e para avaliar se a tecnologia é vista com um catalisador para o sucesso futuro. A Analysys Mason foi contratada para realizar pesquisas com mais de 3.000 PMEs de 10 áreas diferentes do mundo.
Confira os principais insights da Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022:
Adoção antecipada da tecnologia
O estudo confirma que quase 70% das empresas consideram o crescimento como seu principal impulsionador, e os “early adopters” – adoção antecipada – da tecnologia tiveram um crescimento mais rápido e maior.
As empresas identificadas como early adopters têm duas vezes mais probabilidade de atingir seus objetivos de negócios anteriores, além de um maior crescimento de receita no ano passado, e também têm quatro vezes mais probabilidade de serem altamente confiantes em seu sucesso comercial futuro. Hoje, as empresas estão se concentrando em sustentar o crescimento, apesar da incerteza geopolítica, da alta inflação e dos preços da energia. Para 51% das empresas, o impacto contínuo do COVID-19 continua sendo uma preocupação.
Segurança e confiabilidade formam a base
Mais de dois terços das PMEs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano, priorizando os investimentos das seguintes formas:
- Aumentar a eficiência operacional;
- Melhorar vendas e marketing;
- Melhorar a retenção de clientes.
As PMEs querem que a tecnologia apoie diretamente seus objetivos de negócios, seja o crescimento dos negócios, a maximização dos lucros ou a obtenção de excelência operacional. A maioria das PMEs considera a tecnologia importante para esses objetivos, mas 16% a consideram essencial para seus negócios.
Parceiros para impulsionar estratégias
Muitas PMEs precisam de parceiros para mapear a tecnologia certa para sua estratégia de negócios. Quase metade escolhe parceiros de tecnologia, com 33% favorecendo “Provedores de Serviços Gerenciados” ou “Provedores de Soluções em Nuvem”, que esperam recomendar proativamente soluções de tecnologia para acelerar os objetivos de negócios das empresas.
Fator milenar
Os millennials – nascidos após o início da década de 1980 – detêm 41% dos papéis de tomada de decisão em tecnologia. Eles tendem a trabalhar para empresas mais novas e 13% são mais propensos a ver a tecnologia como importante ou essencial para o sucesso dos negócios.
Quase um terço dos millennials se identificam como tecnófilos em suas vidas pessoais, levando algumas de suas características de consumidor à forma como pesquisam e compram tecnologia, valorizando muito as avaliações e avaliações dos colegas ao tomar decisões de compra.
Objetivos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)
Dois terços das PMEs no estudo relatam ter estruturas de avaliação e monitoramento ESG implementadas. Os millennials estão liderando o caminho, sendo os mais propensos a ter um relatório anual dedicado ao seu progresso ESG.
Em termos de áreas de foco, 37% citaram a redução de seu impacto ambiental, 30% queriam melhorar sua diversidade e inclusão, enquanto 30% estavam focados na criação de empregos. O estudo aponta para uma ligação entre o foco ESG e a realização dos objetivos de negócios – com essas duas características sendo mais prevalentes entre os primeiros a adotar.
Cerca de 96% das empresas do mundo estão buscando ativamente soluções para enfrentar os desafios atuais e gerar novas oportunidades. Essa comunidade impacta as economias em todo o mundo e os meios de subsistência de bilhões. Eles fazem isso não apenas para serem resilientes e sobreviver, mas para prosperar e trazer inovação para seus setores e valor para seus clientes.