A Sanar, startup de conteúdo e produtos digitais com foco na área de saúde, fechou sua rodada da série B com um aporte de R$ 60 milhões, coliderada pelos fundos de investimento DNA Capital e Valor Capital. A rodada teve também a participação da Vox Capital e e.Bricks Ventures, investidores da Sanar na Série A. Com os recursos, a startup irá ampliar seu quadro e fazer investimentos massivos em tecnologia.
Com atuação 100% online, a Sanar projeta ser, em quatro anos, a primeira empresa a estar presente em toda a jornada profissional dos médicos e outros profissionais da saúde. Hoje, a startup já possui clientes em mais de 5 mil cidades e 7 países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Portugal.
“A nossa missão é oferecer todas as ferramentas para que os médicos se transformem em super médicos. A demanda por esses profissionais está crescendo e por isso eles deverão ser cada vez mais produtivos, humanos e precisarão ter acesso a conteúdo e educação de qualidade”, explica Ubiraci Mercês, CEO da Sanar.
Na visão de Antoine Colaco, sócio da Valor Capital Group, a startup pode transformar a saúde de maneira disruptiva. “A Sanar atende o profissional da medicina em vários estágios da carreira, fornecendo informações de alta qualidade e em múltiplas plataformas”.
A startup entende que o médico é a peça chave para tornar o sistema de saúde mais eficiente. “Hoje, o sistema de saúde é complexo e ineficiente, e grande parte das decisões da cadeia de custo deste setor passa por esse profissional. Aumentar a sua capacidade pode gerar ganhos inimagináveis para a sociedade”.
Para ajudar a cumprir essa missão, a Sanar construiu produtos para cada momento da jornada médica. Para estudantes, o SanarFlix, uma plataforma de educação com milhares de conteúdos criados pelos melhores professores do país. Para quem quer fazer as provas de residência, existe o curso preparatório Residência Médica Sanar. Para o dia a dia do médico, a empresa criou o Yellowbook, um app de orientação inteligente que ajuda na tomada de decisão rápida e confiável.
A estratégia da Sanar também passa pela criação de comunidades online com conteúdo gratuito e interação com os usuários. Assim, a empresa consegue rapidamente identificar as demandas dos médicos e então ativar a produção de conhecimento em linha com que eles precisam ou até mesmo criar novos produtos.
Foi desta forma que a Sanar identificou, por exemplo, que estudantes de medicina e médicos em formação enfrentam dificuldades financeiras nesse período. A partir deste insight, foi criado o SanarUp, que oferece financiamento para quem precisa de dinheiro extra para seguir com os estudos.
“A Sanar é um exemplo de empresa inovadora que está fazendo a diferença ao expandir as fronteiras do que é possível ser feito em saúde” diz Luiz Henrique Noronha, diretor de VC da DNA Capital.
Combinar o conhecimento gerado a partir de dados e análise de comportamento com tecnologia possibilita criar soluções num patamar muito superior ao mercado. Vinícius Cogo, médico pediatra, parte do time da Sanar, reforça: “estamos gerando uma quantidade incrível de dados do comportamento dos médicos e catalogando uma imensidão de conhecimento técnico da medicina”.
Enquanto avança na construção de soluções para cada etapa da vida do médico, a Sanar produz e disponibiliza gratuitamente conhecimento através de casos clínicos, guias de conduta, protocolos, aulas, artigos científicos e uma infinidade de conteúdos.
“Acreditamos que homem e máquina combinados vão produzir uma medicina de outro patamar. Estamos só no início desta jornada”, completa Ubiraci.
Para conhecer os produtos da Sanar e acessar seus conteúdos, vsite o site.