A CRM&BONUS, plataforma full service de giftback, recbeu um aporte de R$ 280 milhões, elevando o valor de mercado da startup para R$ 1 bilhão. A rodada foi coliderada pelos fundos SoftBank, por meio do SoftBank Latin America Fund, e Riverwood Capital, em conjunto com Igah Ventures e Volpe Capital, reunindo um grupo único de investidores com expertise em escalar empresas de tecnologia no mercado Brasileiro e global.
Fundada em 2018 pelo empresário Alexandre Zolko com apenas R$ 30 mil de investimento, a CRM&BONUS nasceu com o objetivo de suprir um problema da empresa de moda de sua família, a TVZ/MyShoes: a criação de meios para controlar se as equipes de lojas avisaram o consumidor do programa de fidelidade que trabalhavam.
Zolko, junto a Luiz Fernando Dias Guedes (COO) e Eduardo Luis dos Santos Vieira (CTO), criaram então a CRM&BONUS, uma plataforma que permite controle em tempo real do envio e resgates de giftback para clientes. Com a solução foi possível medir aumentos de faturamento, fidelização de clientes e constatar um incremento real das vendas, ao redor de 15%. Esse índice fez com que os empresários tomassem a decisão de levar a plataforma para todo o mercado.
Rapidamente, a CRM&BONUS revolucionou o mercado de giftback no Brasil, tornando-se a primeira plataforma full service de giftback do mundo. Atualmente a solução atende mais de 12 mil lojas em pontos físicos e e-commerces no Brasil e Portugal, tendo clientes como Ambev, Arezzo, Vivara, Itaú, Adidas, L’Occitane, Alpagartas, MadeiraMadeira, Grupo Soma, Restaurante Rubaiyat e Chilli Beans.
O lema da empresa é aumentar as vendas e lucro de qualquer lojista, de 5% a 20% em até três meses de uso, independente do tamanho ou segmento de atuação. De acordo com Zolko, 98% dos lojistas atingem o resultado esperado. Se a meta de crescimento não for alcançada, nada é cobrado do lojista.
O objetivo do aporte, segundo o empreendedor, será promover um crescimento robusto na empresa. “Temos uma real oportunidade de levar nossa plataforma e metodologia para o mundo todo, ajudando centenas de milhares de lojas a vender e lucrar mais rapidamente”, afirma Zolko. “Nosso foco principal será em aumentar nosso time de talentos e aprimorar nosso produto, pois pretendemos tracionar rapidamente no Brasil a vertente CRMPAY, viabilizando nossos 15 módulos também a lojas de serviço, como bares e restaurantes, que concentram um mercado endereçável de mais de um milhão de lojas no Brasil”, revela o CEO.
Além da expansão pelo território nacional, a startup tem planos de aumentar a oferta internacional já para o ano que vem. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos em Portugal até aqui. Em 2022 pretendemos abrir escritório em ao menos cinco novos países, tendo como foco EUA e Europa”, explica Zolko.
“Estamos entusiasmados por liderar essa rodada numa empresa tão inovadora como a CRM&BONUS. A qualidade da plataforma é a materialização da visão empreendedora do Alexandre Zolko e seu time, que ultrapassa as fronteiras do Brasil e da América Latina, numa grande oportunidade de crescimento global e resolvendo desafios de vendas de centenas de empresas, com um custo muito baixo e um excelente retorno sobre o investimento”, afirma Alex Szapiro, Operating Partner e Head no Brasil do SoftBank.
Pedro Sirotsky Melzer, Cofundador e Managing Partner da Igah Ventures, endossa que busca fazer parte de projetos liderados por empreendedores experientes. “A combinação de uma visão arrojada com alta capacidade de execução de Alexandre Zolko e sua equipe é reflexo de uma sólida experiência no setor”, afirma.
O entusiasmo pela rodada de investimentos é unânime. “A CRM&BONUS tem uma solução que insere o varejo físico na revolução digital, estreitando o relacionamento de varejistas com seus clientes. Esse aumento na recorrência gera grandes retornos para os varejistas parceiros”, diz Andre Maciel, da Volpe Capital.
“Zolko e o time da CRM&Bonus nos impressionaram com sua capacidade de execução e visão para construir uma plataforma líder de fidelidade e giftback no Brasil”, analisa Francisco Alvarez-Demalde, Cofundador e Sócio da Riverwood Capital. “A CRM&Bonus chegou até aqui completamente bootstrapped e com um grande foco em sucesso de novos clientes. Eles desenvolveram uma solução simples e escalável que hoje é utilizada por varejistas e marcas de todo o país para fidelizar clientes e trazer um retorno claro através de aumento de receita e recorrência”.
“A tecnologia da CRM&Bonus é inovadora e replicável para um amplo perfil de clientes, incluindo todo o varejo, restaurantes e serviços financeiros”, afirma Joaquim Lima, Sócio da Riverwood Capital. “Estou entusiasmado em trabalhar ao lado do Zolko e junto ao Conselho para apoiar a companhia nesta nova jornada e criar um líder global em fidelidade”, finaliza Lima.
* Foto de destaque: Eduardo Luis dos Santos Vieira (CTO), Alexandre Zolko (CEO) e Luiz Fernando Dias Guedes (COO).