A Psicologia Viva, plataforma que oferece atendimento psicológico online, fechou uma rodada de investimento no valor de R$ 6 milhões. O aporte foi liderado pelo Fundo Neuron Ventures, lançado pela Eurofarma para apoiar projetos de tecnologia com potencial de transformar o setor de saúde. Entre os investidores da startup já estão o Hospital Israelita Albert Einstein, Grupo BMG e FespPart.
Segundo o CEO Fabiano Carrijo, os recursos serão usados para impulsionar a expansão do negócio, garantindo segurança e modernidade para psicólogos, pacientes e empresas. “Planejamos atuar na melhoria da plataforma, investir na equipe de marketing e comercial, além de desenvolver e entregar novas soluções e serviços de saúde digital”, afirma.
Com o intuito de democratizar a terapia e oferecer consultas psicológicas de qualidade, a startup mineira foi fundada em 2015 por Bráulio Bonotto, mestre em Saúde Pública com foco em Telessaúde, e pelos sócios Fabiane Carrijo, Luciene Bandeira e Paulo Justino. Atualmente, Braúlio é CEO Latam, responsável pela expansão internacional da Psicologia Viva, que já tem presença física no Chile e pacientes em toda América Latina. “Nosso objetivo em 2020 é fortalecer a participação da empresa na região”, diz o fundador.
Entre seus clientes estão empresas como Grupo Algar, Azul Linhas Aéreas, Avon, Roche e Siemens, sendo mais de 200 empresas beneficiárias de forma direta ou através das operadoras de saúde clientes da plataforma como Porto Seguro, SulAmérica, Care Plus e várias Unimeds. Além dos clientes corporativos, qualquer pessoa pode acessar a plataforma e contratar uma consulta de maneira independente.
Recentemente, por conta da pandemia de covid-19, a empresa iniciou uma nova frente comercial, disponibilizando aos clientes – como Unimeds, Hospital Mater Dei, Hospital Lifecenter, Abertta Saúde – uma solução de telemedicina.
Carrijo conta que a terapia online já vinha ganhando força nos últimos tempos e a necessidade do isolamento social fez com que a procura por esse tipo de serviço crescesse ainda mais significativamente. “Apenas em março, foram realizadas mais de 18 mil consultas na plataforma, um aumento de 200% em relação ao mês anterior”, diz.
Além disso, ele acredita que mesmo depois da crise esse segmento vai ficar mais forte. Uma pesquisa da startup mostra que há uma demanda reprimida que pode ser absorvida pelo atendimento online: 79% das consultas ocorrem fora do horário comercial e 29% são agendadas e realizadas no mesmo dia, o que é difícil de acontecer no atendimento presencial.
“É crescente o número de pessoas com ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Estudos mostram que os afastamentos por doenças psicológicas causam perdas bilionárias à economia. Apesar disso, ainda há certo tabu em torno do assunto “saúde mental”. Atentos e preocupados com esse cenário, decidimos apoiar o projeto de crescimento da Psicologia Viva. A solução proposta pela startup entrega valor ao paciente e permite às empresas atacar uma dor latente do RH. Acima de tudo, a Psicologia Viva compartilha da nossa visão de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressalta Paulo Braga, Head de Corporate Venture da Eurofarma.