* Por Rubney L. Belloni
Praticamente todas as empresas enfrentam um período de crise que traz muitos desafios para que o empreendimento possa continuar operando. Às vezes, a ideia original que levou à fundação do negócio não funciona mais e novos rumos podem ser necessários. Essa mudança de caminhos tem um nome: pivotar.
Pivotar uma empresa: compreenda o significado
Pivotar significa “mudar de direção”. Para o empreendedor, é necessário mudar a direção do empreendimento mantendo a base tecnológica existente para que não se perca o que já foi conquistado.
É muito comum que empresas, principalmente startups, pivotem, principalmente no início dos negócios, por causa da incerteza e falta de orientação adequada.
E quando se fala em pivotar, não é em referência àquelas pequenas mudanças nos planos de negócios. Esse tipo de mudança é habitual em qualquer empresa. Pivotar significa uma grande alteração estratégica, um verdadeiro giro para outro direcionamento no esquema operacional dos negócios.
Saiba qual é o momento de pivotar sua empresa
Antes de pivotar, faça uma análise do seu negócio, verifique o mercado em que atua e apure os dados empresariais para ter embasamento para uma decisão. Cada empresa tem a sua própria realidade, mas, de uma maneira geral, costuma-se optar por pivotar quando os caminhos estratégicos adotados até então não estão mais levando o empreendimento a alcançar os objetivos definidos. Caso tenha dúvidas se é o momento certo para pivotar, busque um feedback de seus clientes a respeito do seu negócio. O auxílio profissional também é indispensável.
Alguns casos que podem levar à pivotagem:
→ O serviço oferecido ficou obsoleto no mercado.
→ Seus clientes foram em busca do serviço de outra empresa ou mudaram de interesse.
→ Uma nova oportunidade de negócio se apresentou para você.
→ Seu produto não é aceito pelo mercado.
Para pivotar, avalie os seguintes fatores:
✔ O motivo de pivotar. Entenda o que está acontecendo na empresa que faz com que você busque essa ação e analise se a mudança é justificável.
✔ Verifique em qual fase do negócio a empresa se encontra. Negócios iniciantes são mais fáceis de pivotar. Empreendimentos mais antigos requerem um melhor planejamento estratégico.
✔ Observe os recursos disponíveis, pois quanto maior for a mudança, mais tempo e dinheiro serão necessários investir.
Pivotar é mudar o negócio e não desistir!
O empresário opta por pivotar quando entende o momento pelo qual a empresa passa. Essa atitude é muito diferente de desistir. Pivotar é buscar um meio para que o seu negócio volte a se posicionar no mercado e ser mais flexível e lucrativo. Quem assimila a necessidade de se aprender com os erros, consegue testar novas possibilidades e transformar o negócio em uma atividade ainda maior do que a original.
O insucesso inicial não é motivo para desistência. Lembre-se sempre de que empreender é assumir riscos. Ao perceber a inviabilidade do modelo inicial, pivotar permite estruturar um novo modelo de negócios com uma vantagem preciosa: agora você sabe o erro e já consegue reconhecer quais são as melhores oportunidades para fazer a sua empresa fluir.
Rubney L. Belloni, tem 28 anos e é CEO na BLN Contabilidade. Possui Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIP Assis/SP e MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP Assis/SP. É professor, voluntário e conselheiro fiscal no Vozes | Instituto Gerando Falcões e voluntário na Casa de Acolhida Pietá – Núcleo São Paulo/SP.