A área de capital de risco e de private equity da Pitchbook lançou hoje o VC Exit Predictor, uma ferramenta treinada nos dados do PitchBook para tentar descobrir as perspectivas de crescimento de uma startup em momento incial. Dado o nome de uma empresa apoiada por VC, o VC Exit Predictor gera uma pontuação sobre a probabilidade de ser adquirida, tornar-se público ou não sair devido a se tornar auto-sustentável ou experimentar qualquer evento (por exemplo, falência) que impeça uma saída.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Durante anos, os investidores têm pedido por uma vantagem competitiva proporcionada pelo uso de IA; Gartner prevê que até 2025, mais de 75% do capital de risco e das revisões executivas dos investidores em fase inicial serão informados pela IA e pela análise de dados. Empresas de capital de risco, incluindo SignalFire, EQT Ventures e Nauta Capital, estão usando plataformas alimentadas por IA para sinalizar potenciais empresas que alcançaram grandes números em relação ao mercado.
Mas será que a ferramenta do Pitchbook realmente funciona?
McGinn diz que o PitchBook testou novamente o VC Exit Predictor em um conjunto histórico de empresas com saídas conhecidas, que incluía empresas como Blockchain.com, Revolut e Bitso. Em termos médios, a ferramenta foi 74% precisa na previsão de uma saída bem sucedida, afirma McGinn.
E em 2021, uma equipe de pesquisadores usou dados públicos do CrunchBase para construir uma ferramenta bastante similar ao VC Exit Predictor, com a capacidade de prever se as startups sairão com sucesso através de uma IPO ou aquisição, falharão ou permanecerão privadas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.