O Pinterest anunciou hoje o lançamento de um conjunto de recursos que prioriza o criador de conteúdo, incluindo os Pins de História em beta, um novo perfil do criador de conteúdo e ferramentas de Analytics para rastrear o desempenho.
“Essas novas ferramentas de publicação e medição fornecerão aos criadores de conteúdo maneiras fáceis de publicar histórias imersivas e expansivas diretamente no Pinterest e chegar a usuários do Pinterest que buscam ideias inspiradoras e pessoas para seguir”, disse a empresa em comunicado.
Com o lançamento dos Pins de História em beta, os criadores de conteúdo poderão criar histórias dinâmicas com vídeos, narrações e sobreposição de texto e imagem. Os Pins de História são publicados diretamente no Pinterest (nativo) e são divulgados para pessoas com interesses relevantes.
Diferente ainda do que acontece em outras redes sociais, os Pins de História ficarão por tempo permanente, a não ser que o criador exclua, o que permite que eles sejam salvos e descobertos com o tempo.
A interação entre o criador de conteúdo e o usuário poderá ser feita através de reações como “Ótima ideia”, “Amei”, “Uau” e “Obrigado”. Além disso, será possível interagir com comentários com imagem e texto após experimentarem uma ideia.
Com um novo perfil para os criadores, a rede social destacará e exibirá o conteúdo publicado do creator, não apenas as ideias que ele salvou. Os usuários também podem enviar mensagens aos criadores de conteúdo diretamente pelo cartão de Contato ou Mensagem.
Pensando em engajamento, o Pinterest também disponibilizou um painel que permite aos criadores que eles curtam ou respondam as fotos em Pins em um só lugar e se conectem com os usuários. Nesse sentido, o painel Analytics também foi remodelado e mostrará uma visão detalhada do desempenho do conteúdo, como as categorias e os interesses com os quais o público mais se engaja.
“Nos últimos anos, vimos criadores de conteúdo e marcas se juntarem por colaborações ou patrocínios para trazer novas ideias aos usuários do Pinterest. Continuaremos a trabalhar para criar novas maneiras para apoiar os criadores de conteúdo em seus empreendimentos”, ressaltou a empresa.
Inicialmente, os Pins de História será lançado com creators selecionados nos Estados Unidos e os usuários começarão a ver Pins de História em dispositivos móveis e na web hoje.
No Brasil, os Pins de História serão lançados nos próximos meses. Todos os outros recursos estão disponíveis para usuários com contas business hoje.