Muitas vezes, para comemorar o resultado de uma partida, as pessoas tiram uma foto do placar (na TV ou pessoalmente). Observando isso, o empreendedor Michel Acherboim viu uma oportunidade para criar um aplicativo voltado a fotos de eventos esportivos.
Com a ideia na cabeça e nenhum investimento externo, contratou desenvolvedores para criar o PicShare Sports, lançado em outubro de 2013. O aplicativo, disponível para Android e iOS, acompanha em tempo real os resultados de 10 esportes diferentes e diferentes imagens de placar para que o usuário possa utilizar em simples montagens.
Além disso, ele é integrado ao Aviary, app de edição de imagens, para que o usuário possa embelezar a foto antes de integrá-la ao placar e compartilhar em diferentes redes sociais. Os recursos são legais e a ideia tem potencial, mas ainda há muito a melhorar. Demora um tempo para entender exatamente a proposta do aplicativo, e faltam alguns recursos, como uma linha do tempo para cada esporte — algo que fosse mais na linha de um “Instagram” mesmo.
Mas, a rede ainda é um MVP. Segundo Acherboim, a rede social já conta com uma base de 6 mil usuários de mais de 130 países. Mas, aparentemente, seus olhos estão voltados ao Brasil, principalmente por conta da Copa do Mundo, quando o aplicativo terá mais recursos e ferramentas.
Até lá, o empreendedor também pretende evoluir o modelo de negócios. Por enquanto, o aplicativo lucra apenas com propagandas, mas, no futuro, ele deverá ter “fotos patrocinadas”, bancadas por patrocinadores de eventos esportivos.
Quem se interessou na ideia foi a AlphaGraphics, que fechou nesta semana uma parceria que dá descontos de R$ 10 aos usuários do PicShare Sports. Na último Demo Brasil de São Paulo, a PicShare Sports também conquistou destaque ao se tornar uma das 9 startups selecionadas a concorrer na etapa nacional do concurso.
Além de participar de concursos, Acherboim também está procurando programas de aceleração ou investimentos para viabilizar suas ideias. O empreendedor explica que, atualmente o produto é apenas um MVP e que a equipe de sua empresa é composta apenas por ele (todos os serviços jurídicos e de desenvolvimento são terceirizados).