O PicPay revelou os resultados do primeiro semestre de 2024, e declarou lucro líquido de R$ 62 milhões, quase o dobro dos R$ 37 milhões registrados em todo o ano de 2023. Esse desempenho foi acompanhado pelo crescimento da receita, que totalizou R$ 2,4 bilhões, 50% a mais do que em 2023. Os primeiros meses do ano da fintech foram marcados pela diversificação e expansão do portfólio, com adições como crédito e adquirência, e da estratégia de cross-sell. A receita média por usuário cresceu 40%, atingindo R$ 35.
A companhia também apresentou um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 17,6% no segundo trimestre. Nos seis meses, a receita líquida de juros (NII) consolidada, que envolve operações de crédito, cartão e carteira digital, foi de mais de R$ 1 bilhão.
“Entregamos mais um resultado muito positivo, que reforça nosso compromisso com o crescimento aliado à rentabilidade. A melhora na qualidade dos nossos números e a consolidação das novas avenidas que construímos nos levaram a mais um grande desempenho. Continuamos com foco em ampliar a eficiência da operação sem deixar de oferecer a mais inovadora experiência para os usuários, o que vai acelerar o avanço da companhia nos próximos trimestres”, avalia Eduardo Chedid, CEO da fintech.
PicPay é o 7° banco com maior número de clientes no Brasil
O PicPay, com 57 milhões de contas, é o 7º maior banco em número de clientes no Brasil. No primeiro semestre de 2024, 36 milhões de usuários ativos movimentaram R$ 175 bilhões, um aumento de 77% em relação ao ano anterior. O volume total de pagamentos cresceu 66%, chegando a R$ 189 bilhões, enquanto a carteira de crédito atingiu R$ 6 bilhões, um crescimento de 62% em relação ao trimestre anterior.
“O aumento do engajamento da base de clientes é um reflexo direto da evolução estratégica do PicPay e do portfólio mais completo, que conta com todos os principais serviços financeiros utilizados pelos brasileiros. Com a diversificação e ampliação, especialmente da oferta de crédito, mais do que atender às necessidades dos usuários, também sustentamos o crescimento da principalidade, ARPAC [Receita Média Mensal por Cliente Ativo] e monetização”, afirma o diretor de RI, M&A e Estratégia do PicPay, André Cazotto.
O PicPay também manteve o ritmo de emissão de 900 mil cartões de crédito por mês. À medida que aprofunda o relacionamento, o usuário passa a receber micro e pequenos limites, que se expandem progressivamente. O TPV de cartões totalizou R$ 17,1 bilhões, um aumento de 51% na comparação anual.
Investimento em crianças, PMEs e Inteligência Artificial
O período também foi marcado pelo lançamento da conta para menores, voltada para famílias e crianças, que já representa 17% dos novos usuários. No segmento PJ, a introdução da maquininha do PicPay impulsionou as operações direcionadas a comerciantes e empresas. O volume total de pagamentos (TPV) da adquirência, que abrange transações via QR code, Pix e carteira digital, alcançou R$ 17,4 bilhões, um crescimento de 35% em comparação ao primeiro semestre.
A fintech também tem investido em Inteligência Artificial, e desde março, sua IA generativa foi utilizada por mais de quatro milhões de clientes para resolver dúvidas sobre pagamentos e serviços do app. Internamente, a tecnologia tem proporcionado ganhos de eficiência e otimização de processos.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!