Pedro Garcia, um dos cofundadores da Pick n Go!, conta que sua jornada empreendedora começou na adolescência, incialmente vendendo dietas na escola. Posteriormente, abriu uma loja de roupas e, em 2020, fundou a Pick n Go! junto com seu amigo Ghirad Abdul Hak, como uma empresa de serviços de entrega em Brasília.
No ano seguinte, a equipe da Pick n Go! recebeu o reforço de Lucas Born, com o objetivo de expandir as operações para o Rio de Janeiro. Em 2022, Thamer Hatem e Luigi Pedroni tornaram-se cofundadores da empresa, marcando a transição da Pick n Go! de uma prestadora de serviços de entrega para uma empresa de tecnologia.
“Decidimos deixar de oferecer serviços de entrega rápida e adotar um modelo de negócio baseado em SaaS (Software as a Service) de logística. Queríamos ampliar nosso alcance e atuar como uma empresa ‘last mile’, e essa mudança estratégica nos permitiu escalar o negócio”, comenta Pedro.
Para efetuar essa transição, os sócios optaram por vender as carteiras de clientes em Brasília e no Rio de Janeiro. Embora tenha sido um desafio inicialmente, devido aos recursos limitados, eles estavam determinados a seguir em frente.
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Como funciona a plataforma da Pick n Go!
A Pick n Go! atua na gestão e monitoramento de entregas last mile. Desenvolvida com base nas necessidades dos proprietários de restaurantes que possuem entregadores próprios, a plataforma visa reduzir custos e aumentar a lucratividade das operações de delivery. Ela permite que as empresas gerenciem suas próprias entregas, sem depender de entregadores de outras empresas.
Para se cadastrar na plataforma da Pick n Go!, é necessário atender aos requisitos mínimos, como possuir um CNPJ ativo. “Não impomos grandes restrições, mas solicitamos todas as informações necessárias ao empreendedor para garantir que o negócio cadastrado esteja em conformidade com a legislação brasileira”, comenta o CMO.
“Com esse lançamento, queremos evoluir a gestão do delivery a outro nível e, para ajudar as empresas de entrega a atrair ainda mais entregadores, acabamos de lançar um novo MVP que permitirá o motoboy antecipar o valor feito com suas corridas”, comemora Pedro.
Próximos passos da Pick n Go!: expansão, investimentos e metas futuras
A equipe da Pick n Go! é composta por 15 pessoas, e a startup está presente em 13 estados do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A empresa já atendeu mais de 100 clientes diretos e 1500 indiretos, e cerca de 15 mil entregadores estão cadastrados na plataforma.
Recentemente, a Pick n Go! foi uma das 19 startups selecionadas para a primeira fase do programa de aceleração Inova Startups, realizado pela Bossanova, Sebrae e Raja Valley que potencialmente pode totalizar um cheque de R$ 620 mil. Essa oportunidade pode resultar em um investimento de até 620 mil reais, além de capacitação para os fundadores. “Os recursos obtidos estão sendo utilizados para expandir os canais de venda e aumentar nossa escala”, afirma Pedro.
Atualmente, a startup está em uma rodada complementar de captação de recursos, que já ultrapassou a marca de R$ 1 milhão e está em fase de negociação. Apesar dos desafios enfrentados e da mudança no modelo de negócio, a Pick n Go! obteve um faturamento de R$ 100 mil de julho a dezembro de 2022. Para 2023, eles têm a previsão de faturar acima de R$ 1,5 milhão.
A empresa também lançou recentemente um novo MVP (Minimum Viable Product) que permite aos motoboys antecipar os valores de suas corridas. Além disso, a startup tem como objetivo centralizar seus esforços na finalização da rodada de investimentos, acelerar o crescimento e expandir as vendas.
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