A RD Station, de soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas, em parceria com a TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS, lança a primeira edição do Panorama de Marketing, maior pesquisa do setor no Brasil. O levantamento, que ouviu mais 1.600 profissionais que atuam na área em empresas dos mais diversos portes e segmentos, analisa o cenário nacional sob diferentes aspectos.
Entre os mais diversos insights, há destaque para a rápida representatividade e popularização da Inteligência Artificial (IA) nas operações de Marketing, eleita como estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos (73%).
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“O Panorama de Marketing 2023 traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornecendo insights valiosos para as estratégias futuras das empresas. Nesta primeira edição, a Inteligência Artificial ganhou destaque nas operações de Marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, diz Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
Outros pontos essenciais para a operação, os dados ainda não são majoritariamente explorados no setor: cerca de 44% dos respondentes afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, enquanto 56% possuem rotina e processos definidos, mas com mais da metade sem formalizar os dados.
De acordo com os resultados, a maior parte dos profissionais de Marketing têm dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%), de priorizar a análise de dados na rotina (53%) e de coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).
Mercado de Marketing e suas dificuldades
Quando questionados sobre os desafios do setor em 2023, gerar demanda para vendas ainda é o maior (34%). Os dados mostram ainda que 51% dos profissionais de marketing são responsáveis também por metas de Vendas e que, em 2022, 75% das empresas não bateram suas metas de marketing.
Mesmo diante do cenário desafiador, os times de Marketing estão muito focados em melhorar as vendas: 76% dos respondentes estão com expectativa em atingir crescimento em 2023 e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar com o mesmo investimento feito no último ano. Como estratégia, 45% das empresas priorizam Inbound Marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.
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