O PayPal, empresa de serviços de pagamento eletrônico, está lançando no Brasil um projeto voltado a ajudar MEIs, MPEs e PMEs cujo cotidiano de vendas foi fortemente impactado pela pandemia da covid-19. A ação se chama PayPal Spotlight e também está sendo implantada no México, Japão, em Singapura e na Índia.
“Nós, do PayPal, estamos acompanhando, de perto, o dia a dia de nossos parceiros que mais vêm sofrendo com a crise do coronavírus. Eles são responsáveis por índices fundamentais de emprego em todos os países e são os que têm menos possibilidade de conseguir linhas de crédito, por exemplo”, comenta Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil. Para o executivo, este é o momento de auxiliar esses empreendedores e empreendedoras, para que possam manter a saúde financeira e resistir ao isolamento social e à quarentena.
Para se ter ideia de o quanto esse mercado é importante, basta seguir os últimos dados do Sebrae sobre as MPEs (micros e pequenas empresas). Segundo o relatório de 2019, elas são 8,9 milhões em todo o País e representam 27% do PIB nacional; 52% dos empregos com carteira assinada; e 40% dos salários pagos.
A missão do PayPal Spotlight, como o nome sugere, é jogar luzes sobre essas empresas e mostrar como sua presença no mercado é essencial. Para isso, o PayPal criou uma landing page para o projeto, na qual reúne histórias desses empreendimentos e o quanto a vida das pessoas é impactada pela sua existência. Os cases, ilustrados por fotos e vídeos, ficarão online na plataforma e também serão enviados à base de milhões de clientes do PayPal no Brasil.
Na outra ponta da ação, o PayPal vai selecionar, dentro desse universo, as empresas que mais precisam de apoio neste momento e oferecer suporte técnico e financeiro a elas. “Companhias como a nossa precisam dar o exemplo em momentos como este que estamos vivendo”, continua Chueiri, citando, entre outras ações, o recente lançamento do “Crédito para o seu Negócio”, solução oferecida em parceria com a Captalys e que tem como principal objetivo ofertar soluções de crédito a custos competitivos para as pequenas empresas.
“O PayPal Spotlight é mais uma iniciativa do PayPal em prol de um mercado financeiramente saudável e de um Brasil mais bem preparado para enfrentar a crise da covid-19”, finaliza o diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.