A Panvel, reconhecida como a farmácia mais digital do Brasil, acaba de lançar o primeiro serviço de orientação farmacêutica com inteligência artificial do país. A ferramenta, batizada de Sofia (Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial), utiliza Inteligência Artificial Generativa para fornecer informações técnicas e normativas aos colaboradores da rede.
“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, Diretor de Tecnologia e Inovação da Panvel.
Sofia, a IA da Panvel
Sofia presta informações sobre interação medicamentosa e orientações da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), garantindo a segurança dos dados a partir de fontes como bulas de medicamentos e normas da Anvisa. O projeto piloto, iniciado em abril em cinco farmácias de Porto Alegre, rapidamente expandiu para 150 unidades e atualmente está presente em 400 lojas da rede. A expectativa é que até o fim do mês todas as unidades da Panvel utilizem a ferramenta.
Em junho, Sofia registrou 1800 mensagens em apenas dois dias, demonstrando a boa receptividade e utilidade da ferramenta. Sofia integra diferentes Inteligências Artificiais, como GPT e Claude, permitindo atualização contínua e aprimoramento conforme o uso e as necessidades específicas do setor farmacêutico.
Raphael Monteiro, Gerente de Arquitetura, Dados e IA, destaca o impacto de outras inovações da Panvel: “Estamos utilizando recursos de inteligência artificial para garantir um estoque adequado e melhor atender nossos clientes. A IA identifica falhas de estoque e detecta a demanda por produtos que não estão no mix da loja, sugerindo essas ações para o time de gestão de estoque.”
A inteligência artificial da Panvel também cruza dados sobre vendas de mercado, Market Share e comportamento de consumo regional para prever produtos com alta demanda e ajustar o mix de produtos de acordo com as preferências dos consumidores e tendências do mercado. Isso resulta em um atendimento mais eficiente, maximizando oportunidades de venda e minimizando perdas de receita por falta de produtos.
A customização da tecnologia de Sofia pela equipe de Inteligência Artificial e Ciências de Dados da Panvel foca na precisão e confiabilidade das informações fornecidas, prometendo futuras integrações com outros sistemas da empresa para melhorar ainda mais a eficiência operacional.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!