A OUMUA Capital, um Search Fund brasileiro, chega ao mercado com a ambição de investir até R$ 120 milhões em uma única empresa que esteja fora do radar de investidores tradicionais. O propósito do fundo é simples: adquirir e operar uma companhia dando liquidez aos fundadores e investindo para acelerar seu crescimento, respeitando seu legado.
Para contribuir com a estratégia, o Fundo tem ao seu lado um grupo de investidores institucionais com ampla experiência, como a Kviv e a KYR Capital, no Brasil, AIJ Holdings, Invesiones Cabeides, JB46 e Istria, na Europa, Alza e Cerralvo, no México, e Kinderhook, nos EUA; além de outros investidores e operadores individuais de grande reputação no universo de Search Funds.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
De acordo com o fundador da OUMUA Capital, André Iaconelli, embora haja vantagens em uma estratégia diversificada de investimentos, a dedicação integral do time a uma única empresa é um diferencial importante do modelo. “Ao operar uma única empresa, maximizamos o alinhamento de interesses”, explica Iaconelli, que antes de fundar a Oumua era empreendedor e investidor em startups do setor tecnológico.
Perfil de empresa procurado pela OUMUA
Idealmente, a OUMUA Capital busca por empresas de qualquer setor, com resultado operacional acima de R$ 10 milhões. Além disso, a companhia precisa ser sustentável de um ponto de vista de alavancagem e possuir uma base diversificada de clientes. O perfil pretendido engloba empresas familiares, de médio porte, com um crescimento estável, que tenham modelos de negócios resilientes e que se provem em seus mercados.
De acordo com Iaconelli, a história e a visão dos fundadores são fundamentais para a tomada de decisão sobre a companhia selecionada. “Os planos e os alicerces para construirmos este futuro juntos são muito mais importantes do que um número de faturamento ou uma métrica de rentabilidade. Podemos promover muitas iniciativas em uma empresa em que os fundadores construíram um legado do qual podem se orgulhar, com margens saudáveis e clientes fiéis, somando capital às melhores práticas de gestão e governança para assegurar seu legado e impulsionar seu desenvolvimento”, assegura.
Ao final da aquisição, a OUMUA Capital assume o controle da empresa, mas com o auxílio dos sócios atuais na condução dos negócios, com um plano de transição que seja bem estruturado. “Desta forma, podemos contribuir para o legado dos fundadores. Após o período de transição, os acionistas originais podem ou não permanecer na empresa, mas isto dependerá da estratégia que estruturaremos juntos”, explica Iaconelli.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.