Anunciando em 2021, a OTAN finalizou oficialmente o seu primeiro fundo para apoiar empresas em fase de crescimento que desenvolvem tecnologia estratégica para os objetivos da própria organização em matéria de defesa e segurança. O fundo planeja investir diretamente, além de aportes indiretos em outros fundos focados nos mesmos ideais.
As áreas de interesse incluem a IA e a autonomia, biotecnologia, computação quântica, tecnologia espacial e sistemas hipersônicos, energia, novos produtos e materiais, além de comunicações da próxima geração. Os países membros se comprometeram coletivamente com um capital total de US$ 1 bilhão para o Fundo de Inovação da OTAN.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A ideia é manter os investimentos estratégicos, com aportes conduzidos por seus Estados membros, ou a própria OTAN. A FNI irá procurar principalmente investimentos na fase inicial, desde a fase pré-seed até à Série B, e poderá também efetuar investimentos complementares. Os investimentos iniciais serão de até 15 milhões de euros.
OTAN busca iniciar os investimentos ainda neste ano
O objetivo é que o NIF funcione como um capital de risco clássico. Ou seja, haverá fundos futuros e o fundo foi concebido para existir paralelamente, disse um porta-voz. Os primeiros investimentos serão anunciados em setembro, segundo a organização; até à data, ainda não foi feito nenhum.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.