A Oracle abriu inscrições para a segunda edição do Generation Oracle (GenO) na América Latina, programa de estágio com foco no recrutamento de candidatos com perfis diversos baseado em valores e propósito. O programa tem duração de 12 meses e continuará incentivando a capacitação, orientação e formação de uma geração de profissionais do futuro destacando criatividade, empreendedorismo e inovação.
O programa busca estudantes apaixonados por tecnologia, que sejam curiosos e orientados à solução de problemas, além de outras qualidades, como vontade de aprender e se engajar com projetos. Os candidatos serão avaliados holisticamente, considerando-os como um todo, em vez de se concentrar apenas em conjuntos de habilidades. O único pré-requisito para ser GenO é a pessoa estar frequentando uma escola de nível superior ou técnico durante o programa.
“Nosso desafio é criar soluções inovadoras que transformam a vida das pessoas e, para isso, precisamos de diferentes pontos de vista atuando nessa criação”, destaca Daniele Botaro, líder de Diversidade e Inclusão, Oracle América Latina. “O sucesso que tivemos na primeira edição do Generation Oracle no ano passado nos incentivou a continuar o programa. Esperamos promover ainda mais oportunidades para talentos que tenham experiências e realidades diversas e incentivá-los a uma carreira sólida em tecnologia”, afirma.
Os selecionados terão 30 horas de trabalho por semana. O primeiro mês do estágio proporcionará experiências imersivas nas principais áreas da empresa. Após esse período e até o 12º mês, os estagiários iniciarão sua jornada corporativa com atividades em três pilares: estratégia de desenvolvimento, conhecimento e engajamento cultural, que envolvem interações e projetos em diferentes áreas da empresa.
O processo continua o mesmo do ano passado, apoiado em ferramentas que ajudam a eliminar vieses. “Tivemos a certeza de que quem vê cara não vê potencial, como costumamos dizer por aqui”, afirma Taciane Kanashiro, gerente do programa para toda a região. Esse ano vamos seguir padrões de recrutamento diferenciados com ferramentas internas de análise comportamental para eliminar qualquer julgamento e oferecer uma oportunidade real para todos.
No último mês do programa, os estagiários serão desafiados a desenvolverem um projeto de intraempreendedorismo junto à comunidade para também contribuir e orientar as futuras turmas do GenO. “O intuito é ampliar todo o conhecimento gerado durante o programa e compartilhar com o maior número de pessoas. Assim, teremos cada vez mais pessoas apaixonadas e capacitadas em usar a tecnologia como ferramenta que alavanque oportunidades na sociedade”, reforça Taciane.
Histórias da primeira edição
Participante da edição anterior do GenO, Alex de Oliveira rompeu algumas barreiras das suas experiências anteriores quando os recrutadores não o consideravam para uma contratação. “Já trabalhei como camelô, passei necessidades financeiras, consegui me formar em Ciências Sociais e Comportamento do Consumidor, porque ganhei uma bolsa de estudos. Isso não era visto como algo bacana para as empresas. Com o GenO, eu consegui ter oportunidade igual perante aos candidatos e me destacar por quem eu sou, independentemente de onde venho ou a minha formação”, conta Alex, que hoje foi contratado para ocupar uma função de especialista na área de Customer Sucess da Oracle.
Outra participante do GenO é Lia Zavatini. Com 35 anos e 10 de carreira no mesmo banco, Lia ocupava o cargo de gerente quando foi desligada em 2018. “Já era possível observar a redução de departamentos e o fim de agências em todo o país. A tecnologia estava cada vez mais presente no trabalho, assim como a minha vontade de me aprofundar no assunto. Com a demissão, senti que era o empurrão que eu precisava para mudar o rumo da minha carreira, assim, no mesmo ano, passei em gestão de TI no Senac e, alguns meses depois, fui aprovada no programa Geração Oracle. Voltei a ser estagiária, mas me sinto mais segura e realizada com o meu futuro”, afirma Zavatini.
As inscrições segue até o dia 8 de setembro pelo site.