Dividir garagem não é fácil, ainda mais quando não tem espaço pra todo mundo e alguns carros acabam ficando bloqueados. A Opsit, startup de Brasília, quer acabar com esse problema por meio de um sistema de avisos entre os motoristas. A ideia é simples, mas precisa ter adotada em grande escala para que seja tão útil quanto tem potencial para ser.
Funciona assim: os usuários do serviço recebem o cartão Parking Card, onde foi impresso um QR Code, que será usado para iniciar a comunicação entre os motoristas. É preciso deixar o cartão no carro para que quem foi bloqueado possa ler o código e ativar o envio de uma requisição para que o motorista tire seu carro de lá. O sistema ainda funciona apenas por WebApp, mas a meta é lançar até junho os apps para Android e iPhone, para se encaixar no calendário dos eventos esportivos que o Brasil receberá.
Por enquanto, a Opsit está distribuindo os cartões em Brasília mesmo. “Nós brincamos que o nosso MVP deve ter pelo menos 500 mil pessoas. Temos sido muito bem recebidos”, conta Horácio Ibrahim, um dos cofundadores –os cartões também estão sendo usados para exibir publicidade vendida pela empresa. Quem não recebeu o cartão pode optar por imprimi-lo direto do site da empresa, ressalta o cofundador.
O serviço também dispõe de uma API para eventos, que exibe e emite todas as notificações do local ou estabelecimento.