A One7, plataforma de serviços financeiros, adquiriu o controle da fintech Rapidoo que antecipa recebíveis de forma 100% digital. A operação envolve um funding de R$ 50 milhões que ficará disponível para os clientes da fintech (micro e pequenas empresas).
A aquisição permitirá que a One7 diversifique seus produtos e passe a ofertar recursos para empresas que faturam abaixo de R$500 mil por mês. Além disso, vai aprimorar o processo de digitalização e expandir rapidamente em nível nacional. Em tempo de “novo normal”, tanto as negociações quanto o shaking hands ocorrem de forma virtual e em apenas 30 dias.
A crise econômica gerada pelo novo coronavírus atingiu principalmente as micro e pequenas empresas, que sofrem com a falta de confiança das instituições financeiras tradicionais em ofertar crédito para se manterem ativas. O investimento na Rapidoo pela One7 acontece em um momento estratégico diante do atual cenário. Segundo pesquisa realizada recentemente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pelo menos 600 mil negócios destes portes fecharam as portas em razão dos efeitos da pandemia. O estudo mostra que 30% dos empresários tiveram que pedir empréstimos, mas, destes, 88,7% receberam uma negativa ou ainda aguardam resposta. Somente 11,3% obtiveram o crédito. Ainda segundo o Sebrae, dos 17,2 milhões de pequenos negócios existentes no Brasil, mais da metade (55%) terá que pedir empréstimos para seguir funcionando em uma tentativa de evitar demissões.
João Paulo Fiuza, CEO da One7, explica que a situação atual é propícia para que empreendedores procurem por uma plataforma de serviços financeiros que entregue agilidade, segurança e transparência. A companhia preparou-se para trafegar bem em diferentes cenários, e com a chegada da pandemia conseguiu rapidamente alinhar as áreas estratégicas, entendendo que era hora de investir em um player de fintech que reunisse estrutura totalmente automatizada, atuação nacional e experiência em ofertar soluções para os pequenos e micros.
“Inteligência digital e de pessoas foram os principais ativos que nos chamaram a atenção na Rapidoo, sem contar no enorme potencial de escalabilidade do negócio. A Rapidoo manterá a marca, porém com uma nova apresentação, receberá nossa infraestrutura, acesso a funding para expandir a carteira de clientes e expertise de mercado dos profissionais da One7 para a troca de experiências e expansão das atuais ofertas”, explica Fiuza. Com a operação, as duas empresas somam oito mil clientes em sua base com mais de 300 mil sacados. E, até o primeiro trimestre de 2022, a plataforma de soluções financeiras espera ultrapassar o marco de 1 milhão de sacados em sua carteira.