Na contramão do mercado, entre demissões e retração corporativa, a Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, segue em ritmo acelerado e mantém seus planos de crescimento. Entre suas diversas estratégias para esse crescimento, a startup acaba de lançar um novo portal para facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os usuários do sistema Omie e seus clientes e fornecedores.
Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie, explica que o Portal Omie vem democratizar o acesso a crédito. “Sabemos que grandes empresas, como a Petrobrás, possuem um portal onde seus fornecedores acompanham as suas ordens de pagamento, podendo, inclusive, antecipar recebíveis, e pensamos que essa ideia poderia ajudar empresas de todos os portes. Ainda poderíamos ir além dos fornecedores e nos estender também aos clientes, criando uma grande vantagem competitiva para nossos usuários: imagine ofertar crédito para seus clientes comprarem de você, sem requerer nenhum esforço adicional. Isso pode ser uma grande alavanca para o crescimento dos pequenos e médios negócios”, diz o executivo.
Um dos primeiros recursos disponibilizados no novo Portal Omie é o acesso simplificado a documentos fiscais e instrumentos de cobrança. Além do acesso via link direto para os arquivos recebidos, os clientes dos usuários da Omie passam a contar com um painel para consultar e gerenciar o status de todos os documentos – e, principalmente, diversas formas de financiar essas transações. A empresa, que chegou recentemente à marca de 100 mil clientes, almeja alcançar 1 milhão até 2025.
O portal também visa aumento da adimplência de seus usuários, redução de retrabalho para envio de segunda via da cobrança e mais segurança para a entrega desses documentos fiscais. Outras funções já estão em desenvolvimento e devem ser implementadas em breve, como a criação de um e-commerce para integrar compra e venda de produtos e serviços e a possibilidade de que a ponta final negocie cobranças abertas ou atrasadas.
Em desenvolvimento há pouco mais de um ano, o projeto ganhou mais força após os últimos aportes recebidos no segundo semestre de 2021, que sustentaram a empresa em diversas operações de M&A – sendo uma delas com a Ergoncredit, player que atua em crédito para PMEs há vários anos no mercado. Com a aquisição de 100% da empresa, a companhia se concentrou em integrar sua esteira de crédito à plataforma Omie, de forma que cada CNPJ e cada recebível que transita pela plataforma tenha seu crédito avaliado em tempo real.