A Olist, plataforma de soluções de e-commerce, que já permitiu a mais de 200 mil lojas digitalizarem suas jornadas e começarem a vender online, recebeu um investimento de US$ 23 milhões através de uma rodada liderada pelo Goldman Sachs Asset Management. A Redpoint eventures, investidora na empresa desde 2015, também participou dessa rodada com um aporte adicional.
O investimento representa uma extensão da rodada Series D da Companhia, que passa a totalizar US$ 80 milhões com os novos recursos. Em dezembro de 2020, Softbank Latin America Fund, Valor Capital, Velt Partners, FJ Labs, Península e o investidor em tecnologia Kevin Efrusy financiaram a parcela inicial dessa rodada.
Os recursos serão utilizados para impulsionar ainda mais a estratégia de crescimento acelerado do Olist, o que inclui investimentos em tecnologia e produto, busca por novas aquisições e a internacionalização, visando a construção de um ecossistema diferenciado para o e-commerce.
Com a nova rodada, o Goldman Sachs passa a integrar o board da startup. “É uma satisfação para nós passarmos a ter o Goldman Sachs no nosso board. Eles são um dos maiores investidores em empresas de tecnologia e alto crescimento em todo o mundo e serão um grande parceiro na aceleração da nossa trajetória. Temos um claro objetivo de continuar expandindo o Olist para novos territórios, e contar com a experiência deles no nível estratégico será essencial”, diz Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist.
Fundado em 2015, o Olist fornece, por meio de sua plataforma, todas as ferramentas para que comerciantes, lojistas e marcas possam criar, de forma rápida e fácil, uma operação de e-commerce, da montagem de um catálogo de produtos até a gestão da logística, processamento de pagamentos e sua reconciliação.
O Olist Store, principal produto da empresa e líder de mercado, atua no modelo storein-store e está presente nos principais marketplaces do país. A solução permite que os comerciantes gerenciem a listagem de produtos, reputação, logística e pagamentos, oferecendo uma experiência única de vendas em canais como Mercado Livre, B2W e Via Varejo. Melhorias estratégicas aplicadas ao produto levaram, no 1º trimestre deste ano, a um recorde de GMV na operação, 2,5 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Em 2020, a empresa lançou um novo produto, o Olist Shops, que permite criar uma loja virtual em menos de 3 minutos. É uma solução completa, já com checkout de pagamento e integração com operadores logísticos. O Shops foi concebido para ser global, com interfaces em português, inglês e espanhol, e desde seu lançamento já conta com mais 200 mil usuários em mais de 180 países.
“A pandemia acelerou processos de digitalização de comércios em todo o mundo, fazendo crescer o e-commerce de forma surpreendente. Nesse contexto, os recursos dessa rodada de investimentos serão essenciais para que possamos continuar investindo no ecossistema e empoderando comerciantes em diferentes frentes”, afirma Dalvi.
Com o mercado aquecido e cenário favorável ao crescimento do e-commerce, a Olist também realizou duas aquisições em 2020 para expandir e complementar suas ofertas. Foram adquiridas a Clickspace, de soluções para e-commerce, e a Pax Logística, uma plataforma de gestão logística que oferece qualidade imbatível para seus usuários na primeira e última milha.
“Em 2021 a Olist deverá realizar outros M&As estratégicos, em linha com nosso foco de construir um ecossistema completo composto por soluções integradas e que facilitem a vida dos nossos clientes. Estamos em conversas com ERPs, PDVs e empresas com soluções complementares às nossas. Por isso também decidimos expandir o aporte da nossa Series D e trazer o Goldman Sachs como mais um investidor relevante para nosso cap table”, afirma Eduardo Ferraz, CFO da Olist.
O faturamento da Olist triplicou no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando um patamar de crescimento inédito na operação que referenda a estratégia e o negócio. Além disso, a chegada dos novos investidores acelera ainda mais a expansão, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando a Olist em sua posição de liderança e inovação no e-commerce.
“Estamos impressionados com a capacidade que a Olist tem de empoderar seus clientes – em sua maioria pequenos e médios lojistas – para que consigam vender mais via e-commerce, desenvolvendo negócios mais resilientes. Tiago e todo o time da Olist têm um incrível foco no cliente e criaram uma solução tecnológica inovadora que garante a eles um acesso simples e rápido às vendas on-line. Estamos muito satisfeitos em ajudar a liderar esta rodada de investimento”, disse David Castelblanco, managing director e head na América Latina para investimentos em Growth Equity do Goldman Sachs Asset Management.