O coworking carioca Templo promove, no próximo sábado, uma oficina que junta dois elementos interessantes: a improvisação teatral e o design thinking. “Exercícios elaborados com técnicas conjugadas de Improvisação e Design vão estimular a espontaneidade, a criatividade, a escuta holística, a rapidez de raciocínio, a tomada de decisões e a memória reciclável, habilitando o participante para o início de uma transformação nas suas relações profissionais e também pessoais”, diz a página de divulgação do curso, que será ministrado por Gabriela Mafort e Vinícius Messias.
Gabriela, que fez especialização em mídias digitais na Universidade de Stanford, enviou para mim ontem uma entrevista que deu ao blog do próprio coworking, com algumas informações interessantes sobre o design thinking. Ela me autorizou a disponibilizar parte disso para vocês, por ai. Vamos lá? O texto original pode ser lido aqui.
1. De forma geral, o que é Design Thinking?
Design thinking é um método de inovação muito utilizado recentemente pelas empresas que propõe a adoção da forma de pensar dos designers, como eles enxergam os problemas e atuam solucionando-os. Esse método ganhou mais força principalmente no Vale do Silício, onde ele nasceu, e uma das empresas internacionais que mais apostaram na aplicação desse método foi a Apple. O fundador da IDEO, uma das empresas pioneiras nessa ferramenta, David Kelley, trabalhou muito em parceria com Steve Jobs.
De forma geral, a fórmula funciona através de três pilares: a empatia com o usuário final, imergir no público e saber as reais necessidades dele, a prototipagem ágil das ideias, transformando-as em realidade e testando-as de forma colaborativa. A IDEO fala muito da colaboração radical com o usuário, então é muito importante trabalhar o tempo todo ao lado desses clientes construindo juntos a solução. A grande inovação do design thinking é usar o tempo todo a colaboração do usuário para construir produtos rápidos, ágeis e aplicáveis ao mercado.
2. A metodologia de Design Thinking é exclusiva para designers?
Todo e qualquer profissional pode aprender a aplicar o Design Thinking. Hoje em dia pode-se dizer que todas as áreas do conhecimento podem e devem utilizar essa metodologia. Há uma pesquisa que mostra o quanto o Design Thinking melhora a vida das empresas: 79% dos profissionais entrevistados que utilizam o método dizem que as finanças das empresas melhoraram e 89% diz que suas empresas encontraram soluções mais criativas. O método serve como suporte dentro das empresas promovendo a inovação.
3. Por que você acha que o termo vem se popularizando cada vez mais?
Na minha opinião chegamos em um tempo onde a inovação começou a ser realmente valorizada e o Design Thinking é um método que tem uma resposta muito ágil dentro das empresas na criação de produtos e processos. Essa agilidade é muito valorizada hoje no mercado, que demanda reações cada vez mais rápidas das empresas.
4. Como o Design Thinking pode ajudar, praticamente, a vida pessoal e profissional das pessoas?
É totalmente possível e recomendável usar a metodologia também na vida pessoal. Saber como fazer um planejamento estratégico para os seus objetivos pessoais, aprendendo a trabalhar em colaboração com meio e saber como valorizá-la no trabalho em grupo. O Design Thinking é um método que estimula muito esse tipo de dinâmica. Inovação é mudar o modus operandi de como o indivíduo vem trabalhando até então e transformar a dinâmica de atuação, se relacionando melhor e trabalhando melhor em comunidade.