O mercado de odontologia é um dos que mais crescem no país atualmente, e os números não deixam mentir: 1 em cada 5 cirurgiões de todo o mundo estão aqui. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta hoje com 339.450 cirurgiões dentistas. O Estado de São Paulo concentra a maior parte deles: 99.735 profissionais atuam nesta especialidade. Em segundo lugar, está Minas Gerais, com 39.675.
Por sua vez, as odontotechs, startups responsáveis por fornecer soluções para este segmento em específico, ajudam a impulsionar este mercado. De acordo com a base da dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o StartupBase, não há uma separação específica de empresas do ramo. Porém, o que se sabe é que, de acordo com o levantamento, 2,3% das startups de saúde e bem-estar mapeadas atuam na área de odontologia, o que dá um total de 11 iniciativas.
Uma delas é a Dentalis, empresa de softwares odontológicos que atende 17 mil clínicas em todo o território nacional. Ela é responsável por fornecer soluções para gestão e otimização de clínicas odontológicas, atuando em três diferentes modalidades de atendimento: consultórios individuais (Dentalis Net online), redes de clínicas (Dentalis Net – Rede de clínicas) e também instituições de ensino de Odontologia (Dentalis Net Clínica Escola).
A odontotech já fez parcerias com fintechs (FitBank e QuickCheck) e outras empresas como a Fator Seguradora e a israelense DUDA, startup de webdesign, tornando-se um hub digital para dentistas. Desde a sua criação, já recebeu dois aportes do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp).
“Ao optarem pelo ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da Dentalis, os profissionais conseguem ter acesso gratuito a uma conta digital para realizar pagamentos e emitir boletos de cobrança, aquisição de apólices de seguro de responsabilidade civil, sites da clínica com agendamento integrado, além de disponibilizarem aos pacientes o app iConsulta, que oferece a possibilidade de teleatendimento”, destacou Sergio Aronis, CEO e fundador da Dentalis. No caso deste último serviço, adicionado recentemente, as videochamadas possibilitam que os dentistas falem com seus pacientes, mesmo com os consultórios fechados.
De um modo geral, o iConsulta é um aplicativo para uso do paciente da clínica, que consegue agendar horários de consultas, desmarcá-los caso haja necessidade, visualizar vídeos para melhora da sua higiene bucal e até mesmo realizar pagamentos de parcelas que estejam em aberto.
Outro serviço da startup é o Dentalis Mobile, solução criada pela própria odontotech para facilitar a vida dos profissionais odontológicos, permitindo que eles registrem o prontuário eletrônico dos pacientes em seus smartphones e sincronizem essas informações automaticamente com o sistema do consultório. “A ferramenta otimiza o uso do espaço nos consultórios eliminando a necessidade de um computador apenas para que o profissional catalogue prontuários. O App concentra todas as operações da clínica na tela do smartphone”, explicou Aronis. Cerca de 60 mil dentistas em todo o Brasil utilizam as soluções da startup.
Para o CEO, o mercado odontológico vem crescendo bastante nos últimos tempos e com ele, surgem suas necessidades tecnológicas. “O segmento de odontologia é considerado um mercado em expansão em todo o território nacional. Vários investidores (pessoa física e jurídica) fazem seus movimentos. Em um cenário como este, não é possível imaginar qualquer tipo de gestão que não seja digital”.
Ainda assim, Sérgio considera que não haja uma digitalização plena dos profissionais da área no Brasil. “Temos muito a avançar. O mercado brasileiro é considerado o segundo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, apesar de que em número de dentistas sejamos os primeiros”. Isso explica, segundo Aronis, que a falta de cultura por parte dos brasileiros de irem ao dentista já tenha sido vencida. “Se fizermos uma pesquisa com a população em geral, o cuidado com os dentes aparecerá, com certeza, como um dos principais cuidados na área de saúde. Nossos dentistas são bem conceituados e a preocupação com a odontologia estética é crescente”.
Desde o final do último mês de junho, a empresa voltou ao crescimento de 2 dígitos, como na pré-pandemia, e já comenta sobre as perspectivas para o futuro. “Continuar nosso crescimento e consolidar nossa imagem como um hub digital para a odontologia com soluções 360º para clínicas e pacientes”, finalizou.
UDlab
Outra startup que também está empenhada em ajudar profissionais de odontologia e pacientes em todo o Brasil é a UDlab. A odontotech, que chegou ao mercado no ano passado, conecta dentistas a laboratórios de prótese em poucos cliques, com a triagem baseada em localização, preço e prazo.
O que antes era feito de forma analógica e sujeito a erros pode ser facilmente resolvido na plataforma criada pela empresa. Nela, é possível cadastrar as informações referentes a prótese do pedido como a cor e material, por exemplo, além da possibilidade de enviar vídeos e fotos para ilustrar o quadro do paciente. O pagamento do pedido também ocorre via smartphone, o que minimiza as falhas durante o processo produtivo.
“Com nossa solução, os dentistas oferecem aos seus pacientes uma odontologia cada vez mais aperfeiçoada e os laboratórios captam mais clientes e aumentam suas atividades. Além disso, conseguimos diminuir o tempo de solicitação, pois com a tecnologia integrada, tornamos esse processo muito mais rápido”, explicou o CEO e fundador da empresa, Luis Calicchio. Segundo ele, a tecnologia da UDlab reduz o tempo de entrega para 5 dias úteis, um terço do período de entrega normal de mercado atualmente. “Mais conveniência para os dentistas e seus pacientes”.
Atualmente, mais de 1.400 dentistas de 13 estados brasileiros estão cadastrados na plataforma, estes que podem contar com centenas de laboratórios distribuídos em 17 unidades da federação. A startup nasceu com um aporte de investidores-anjo e na semana passada, recebeu um novo aporte, desta vez, de R$ 600 mil.
Segundo Calicchio, o novo investimento será destinado ao crescimento do time, principalmente nas áreas de tecnologia e atendimento ao cliente. “Nosso objetivo é oferecer aos dentistas um serviço de qualidade, com velocidade, e garantir a melhor experiência do cliente. Temos um roadmap grande para o aprimoramento de nosso produto, que promete disruptar ainda mais várias relações deste mercado tão tradicional”.
Durante a pandemia, a startup criou o movimento #SaveDentistry, que tem como iniciativa o “Adote um laboratório”. Nele, mais de 20 estabelecimentos parceiros da UDlab pelo país disponibilizaram aos clientes vouchers de até 100% de bônus para pedidos futuros, de forma a ajudar os laboratórios que tiveram uma queda nos pedidos. De acordo com Luis, em apenas 40 dias, foram transacionados mais de R$ 800 mil em vouchers, impactando 98 mil dentistas no total.
“Esta campanha foi pontual para o momento crítico de quarentena, que possibilitou os microempreendedores a manterem seus negócios saudáveis neste período tão difícil. Novos projetos e campanhas serão ativadas nos próximos meses de 2020 prometendo acelerar ainda mais o número de pedidos dentro da plataforma. O objetivo é aquecer o mercado odontológico ajudando na recuperação do setor”.
Luis comenta a importância de novas soluções para a odontologia no país, sobretudo neste momento, e alerta sobre a atenção necessária a ser dada ao setor. “Não consigo imaginar este mercado sem tecnologia. Isso não é mais o futuro e sim o presente. A digitalização de toda a cadeia está sendo realizada por grandes empresas do setor e tudo isso é muito bom para as startups que chegam com soluções inovadoras e inteligentes, aproveitando todo este movimento. Temos muitas oportunidades e aqueles que conseguirem desvendar as necessidades reais dos clientes, estarão um passo à frente para se destacarem no mercado.
O CEO acredita bastante no crescimento do setor, dado o apelo estético acentuado do brasileiro. Além disso, segundo ele, a tecnologia tem tornado os processos mais acessíveis financeiramente, aproximando os pacientes dos consultórios. “Este processo de digitalização do mercado odontológico está possibilitando uma redução dos custos destes tratamentos, o que irá permitir um maior acesso da população. E tenho certeza que nos próximos anos muita coisa vai mudar, a tecnologia ficará cada vez mais barata, novos players surgirão com soluções inovadoras e um maior acesso a odontologia vai acontecer de forma natural”.
Ele destaca as perspectivas para 2021, ano em que, de acordo com o CEO, o mercado deve expandir. “Acredito que o segundo semestre de 2020 é um momento de recuperação. Mas acredito também que, pelo fato de muitas pessoas estarem sem opções de viagens, estas estão mais propensas a investirem no bem estar, na autoestima. É aí que faremos a diferença. Aproveitaremos a oportunidade em devolver a alegria a estas pessoas que sofreram tanto com esta pandemia. A história mostra isso: em momentos de guerra e pós-guerra, a procura por produtos de beleza e cuidados pessoais cresceram de forma considerável. Com a odontologia, não será diferente”.
Apesar das iniciativas feitas na área, Calicchio também concorda que não haja uma digitalização absoluta dos profissionais da área no Brasil. “Apenas 5% do nosso mercado está digitalizado. Acredito que este número crescerá de forma exponencial nos próximos dois anos. São muitas soluções chegando e a preços cada vez mais acessíveis. Ainda enfrentamos a dificuldade da compra de insumos a preços mais competitivos, quando isso acontecer veremos a adesão da tecnologia crescer ainda mais”.
Para Luis, os dentistas e laboratórios devem entender que a tecnologia os torna mais produtivos e os colocam em uma posição de destaque no mercado. “O paciente está antenado às tendências e passarão a exigir cada vez mais estas soluções inovadoras dos profissionais. Já vejo muitos jovens profissionais hoje se destacando no mercado pois possuem este mindset do digital, o que garante uma qualidade de entrega e os faz serem procurados pelos pacientes”, destacou.
Por fim, o fundador destacou a expectativa da empresa para os próximos meses, sobretudo em relação ao produto oferecido pela UDlab, que ficará cada vez mais inteligente e intuitivo. “A tecnologia está na nossa veia, o nosso time respira inovação e estamos focados em entregar a melhor experiência para nossos clientes”, finalizou.
O Startupi segue apresentando iniciativas de empresas que estão minimizando os impactos causados pela pandemia. Quer saber mais? Clique aqui.