* Por Marco Zolet
Desde que o Supermercado Now foi fundado, em 2015, nosso objetivo sempre foi ser o especialista em compras de mercado, para a semana ou o mês inteiro, oferecendo aos clientes um abastecimento completo, bem como atender a reposição, inclusive de itens frescos, como carnes e legumes. Aos poucos fomos ampliando nosso leque de ofertas, agilizando ainda mais as entregas, para atender cada vez melhor as demandas dos clientes. Se no início todas as compras eram entregues de carro, agora há outras opções, como as motos e as bicicletas, por exemplo, a bola da vez.
Em abril, com a aquisição da Shipp, demos mais um importante passo para ampliar nossos serviços e oferecer novas opções para os clientes. Agora vamos atuar de forma consistente na terceira via da jornada de compra do consumidor, que é a entrega de itens de conveniência. Isto é, uma compra ágil, daqueles produtos mais urgentes, com entrega super rápida, em até 30 minutos.
Quando falamos em itens de conveniência, podem ser alimentos, como sal, por exemplo, arroz e feijão, ou bebidas em geral. Podem ser itens de higiene pessoal, como desodorante, papel higiênico ou sabonete. Ou ainda aquelas coisas que só percebemos que precisamos, quando realmente estão faltando, como as pilhas e baterias, itens bem comuns para essa modalidade de entrega. Pesquisas internas mostram que 66% dos consumidores que compram mercado online estão dispostos a pagar um pouco a mais pelo frete para ter essa conveniência da entrega muito rápida, quando precisam.
E aí que está o conceito do negócio. O ultra fast delivery, como é conhecido, é um modelo que tem crescido muito no mundo todo, e consiste na entrega em minutos – ou seja, em um prazo máximo de 30 – em áreas muito adensadas, de itens considerados essenciais. Tem forte apelo, aliado ao momento do consumidor, que sempre busca mais conveniência e conforto. É um mercado que envolve muitas entregas na área de alimentação, mas também higiene, eventualmente um carregador de celular, por exemplo.
Os pilares mais importantes para a operação do modelo de ultra fast delivery são a execução, muito bem estruturada, e a localização, aliados à tecnologia para gestão do sortimento e das entregas. É preciso ter o ponto certo, bem localizado, dinâmica de abastecimento e sortimento certo. Assim, as entregas partem geralmente de uma dark store (loja que não é aberta ao público) para uma distância de no máximo 2 quilômetros. Normalmente, a dinâmica de logística é dedicada, porque é preciso ter muita disponibilidade, e as lojas contam com cerca de mil 0 ou 2 mil SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque). Ou seja, trata-se de uma loja bem menor, em espaço pequeno, mas no lugar certo e com os produtos que os clientes esperam.
Como as pesquisas indicam, as pessoas topam pagar por essa agilidade, então não é uma compra completa de supermercado, mas sim de algo que ele precisa na hora. A Shipp tem um modelo de negócios altamente escalável e, assim, pretendemos expandir o serviço para novas localidades, com o objetivo de atender mais de 100 cidades. Mais um grande passo para alcançarmos nosso objetivo de sermos cada vez mais relevantes na vida dos nossos clientes.
Marco Zolet é CEO do Supermercado Now e head da Americanas Mercado.