* Por Anderson Leonardo – iugu
Sabemos que a geração de leads é responsável pela aquisição de novos clientes. Quanto melhor for esse processo, menos dependentes ficamos da qualidade do time e do processo de vendas. Para isso, é necessário criar um programa de geração de leads repetível, em vez de ações pontuais. Isso leva tempo, aproximadamente de 2 meses a 1 ano, e compreende as seguintes fases:
Encontrar a estratégia certa para cada companhia leva tempo, mas acreditamos que essa seja uma fórmula de crescimento sustentável.
É importante que todas as posições da cadeia executiva da organização sigam o processo estabelecido pela empresa. Mas o que acontece quando falamos de uma startup, que não possui a solidez de grandes corporações e certos mercados?
A cadeia executiva deve buscar e testar estratégias que possam ajudar as startups a se aproximarem do seu próximo milestone. Isso começa com o alinhamento dos requerimentos de geração de leads entre a turma dos chefes-executivos.
O programa de growth que desenvolvemos na iugu com base nesses conceitos fez nossos números decolarem já no primeiro ano de operação. Durante os meses de construção desse processo, fizemos muitos ajustes — e continuamos fazendo.
A cofundadora e CGO da iugu, Rosi Rodrigues, compilou os fundamentos mais importantes que guiaram a consolidação dessa estratégia num documento que consideramos importante compartilhar com a comunidade.
O livro Predictable Revenue, grande sucesso do autor Aaron Ross, por exemplo, foi uma das referências que mais colaboraram para essa empreitada, além de outras fontes temáticas relevantes, como o blog SaaS Growing Strategies, do evangelista de customer success Lincoln Murphy.
Acreditamos que clientes felizes geram crescimento extraordinário. O denominador comum entre as startups-unicórnio é a satisfação e a confiança do cliente. Descobrir a melhor forma de obtê-lo é a chave do sucesso de uma startup.
Você pode fazer o download do nosso material gratuito, em inglês, no nosso site. Boa leitura!
Anderson Leonardo é jornalista e gestor de conteúdo da iugu. Já colaborou para a Folha de S.Paulo, onde editou a coluna semanal Apperitivo e cobriu o mundo da tecnologia.