O site Testaisso é uma ferramenta de crowdsourcing para contratar clientes ocultos para lojas virtuais. Os participantes avaliam um e-commerce por meio de vídeo e questionário tudo que encontraram de negativo e positivo para concretizar uma venda. Com o resultado é possível corrigir as falhas do site para maximizar as vendas.
O serviço já foi usado por aceleradoras como Aceleratech e Papaya, para testar as aceleradas e também com lojas virtuais, agências, desenvolvedores, arquitetos de informação, gerentes de produtos etc.
O Testaisso foi fundado em janeiro de 2013 e já testou 81 sites. Fundado por Thiago Ghilardi, o serviço tem uma base de mais de três mil participantes, mas o fundador não revela o faturamento do primeiro ano da empresa. Veja abaixo entrevista com Ghilardi.
Quem são seus principais clientes?
Catho Online, Run-run.it, Kekanto, Boo-box, Itaú, Zoomyard, F.biz, Centauro, entre outros.
Vocês têm clientes recorrentes, que já usaram o serviço antes?
Temos muitos clientes recorrentes, o que comprova a eficácia da ferramenta. Inclusive temos empresas que contratam dezenas de participantes para uso contínuo. O Testaisso é uma ferramenta para uso recorrente. Primeiro se faz um teste para levantar as dificuldades dos usuários, para depois realizar outro teste e comprovar as melhorias. O Testaisso é parte fundamental do ciclo lean startup (build, measure, learn) para aprender com usuários.
Você menciona o trabalho com as aceleradoras. Por que é útil para as aceleradoras usarem o serviço de vocês?
Empresas aceleradas ainda estão em fase de desenvolvimento e descobrindo o market fit ideal. Com o Testaisso, elas aumentam suas conversões e diminuem custos com desenvolvimento e atendimento, observando sessões de usuários anônimos, descobrindo razões de abandono e padrões comportamentais como novas maneiras de utilizar o produto. Com o Testaisso, as empresas acabam descobrindo respostas para questões como:
- Que barreiras, nossos usuários estão enfrentando para se engajar com nossos produtos?
- Quais são os diferenciais dos meus concorrentes?
- O problema que meu produto soluciona é o problema que meu cliente quer que eu resolva?
- Como minhas estratégias estão influenciando o comportamento dos meus usuários?
- Quais aspectos técnicos são mais utilizados e quais devem ser abandonados?
Quanto custa em média um teste?
Cada participante que realiza um teste, custa R$79,90 com preços decrescentes a partir do 3º participante. Nesse valor, já está incluso a remuneração de R$20,00 para o participante.
Como funciona os testes?
Você abre uma conta e escolhe um modelo de teste pré-elaborado ou preenche um formulário, especificando o objetivo do teste, as tarefas a serem realizadas e as perguntas que gostaria que os participantes respondessem. Feito isso, você escolhe o público alvo, como a idade, estado civil, classe social, profissão e gênero que corresponde a sua audiência. O sistema automaticamente recruta os participantes da nossa nuvem e te notifica por e-mail quando os resultados estiverem prontos. Com cada resultado, que fica pronto em algumas horas, você recebe um vídeo com áudio da sessão do participante além do seu questionário preenchido. Com o resultado, você aprende com quem realmente usa, efetua melhorias baseadas na experiência do usuário, aumentando suas vendas e reduzindo custos em atendimento e desenvolvimento.
Como é a concorrência brasileira?
Muitas empresas oferecem testes de usabilidade, mas o Testaisso é a única que oferece teste de usabilidade remoto self-service. O Testaisso também é a primeira empresa criadora do conceito “cliente oculto virtual” para contratação de usuários anônimos para avaliar lojas virtuais.
Quais são as metas de vocês para o fim de 2014?
Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o mercado de TI vem crescendo anualmente, faturando em torno de US$132 bilhões em 2013. Decidimos investir no nicho de testes de usabilidade, que ainda é pouco explorado no mercado de TI, mas amplamente difundido lá fora. Nossa meta é aprimorar nossa plataforma, conquistando clientes e aumentando nosso banco de testadores.
Vocês procuram investimento?
Ainda não. Nossa política é continuar crescendo organicamente a base de clientes e participantes, efetuando melhorias na plataforma e fortalecendo nosso modelo de negócios com novas soluções.