A pergunta é frequente e deve ser repetitiva para muitos anjos e representantes de fundos, mas todo mundo quer saber: O que eles procuram em uma startup para fazer o aporte? Uns dizem que procuram as pessoas certas, outros escolhem empresas que tenham um impacto em um setor específico.
Nos mais de quatro anos de Startupi, o Diego –e eu também, claro, desde o final de janeiro– conversou com diversos investidores para saber o que eles buscam. Relembre os pontos discutidos:
– Em passagem pela Campus Party 2013, Anderson Thees, sócio-fundador da Redpoint e.ventures (RPEV), Ted Rogers, sócio-fundador da Arpex Capital, Maria Rita Bueno, diretora na Anjos do Brasil e Fernando Campos, da Lab22, Devise Investimentos e Gávea Angels, falaram sobre a seleção que fazem com startups e empreendedores. Leia a matéria completa aqui
– Em sua chegada ao Brasil, a Qualcomm Ventures pretende investir em “empresas que tornem as experiências móveis mais interessantes, mais ricas e nobres, que ajudem a remover barreiras”. Leia a matéria completa aqui.
– Amure Pinho, da Sync Mobile, se tornou investidor anjo e listou as características que busca em um empreendedor. Dica: ele prefere as startups da área mobile. Leia a matéria completa aqui.
– A investidora anjo norte-americana Katherine O’Neill também compartilhou conhecimento com os leitores do Startupi. Leia a matéria completa aqui.
– Quem está à procura de um aporte pode conferir um talk show com investidores realizado em outubro de 2011. O material foi feito em vídeo e ainda pode ser acessado. Leia a matéria completa aqui.
– Ernesto Weber, da Gávea Angels, Camilo Telles, da Bahia Angels, Marcelo Cazado, da Floripa Angels, Ricardo Arantes, da Intel Capital, e Rodrigo Menezes, da Derraik Advogados, apresentaram suas opiniões sobre investimento durante um evento da FGV. Leia a matéria completa.
– Acompanha também as opiniões de Edson Rigonatti, da Astella Investimentos, Cassio Spina, da Anjos do Brasil, e Pierre Schurmann, da Bossa Nova Investimentos. Veja aqui.