O espisódio #10 do Sales in Action!, uma série inédita em vídeo e podcast, realizada pelo Startupi em parceria com a Advance teve como convidado um entusiasta do mundo das vendas: Ricardo Brandão, Sócio-Fundador e CEO da Sky.one. Apresentado por Dagoberto Hajjar, CEO da Advance e por Geraldo Santos, CEO do Startupi, o episódio teve o apoio e patrocínio especial da Sempre IT, empresa de tecnologia focada em apoiar e avançar com a transformação digital no Brasil. Vamos relembrar alguns destaques?
Regra #1 Domínio da oportunidade
Iniciando suas Regras de Ouro, Ricardo tocou no assunto delicado que é a apresentação de produtos para o cliente, o sócio da Sky.one explica que é importante se sentir no outro lado da mesa, evitando assim um discurso maçante e disperso para o cliente. Além disso, saber seu histórico, se já trabalharam juntos, para no final evitar ser repetitivo com assuntos que já foram tratados anteriormente.
“Muitas vezes você tem a atenção do seu cliente por 15 ou 20 minutos, se você não aproveita a oportunidade para expor seu produto, é difícil fechar negócio no final”, completa o executivo. Segundo ele é preciso estar bem preparado e bem entendido do assunto para gerar interesse do comprador. Ele também deixou claro a importância de ser diferente dos outros, se preparar para apresentações a clientes e fazer o mesmo se sentir único. Ricardo acredita que existem diversos produtos semelhantes no mercado, então o diferencial passa a ser você que opera ele, então o tratamento deve ser impecável. Finalizando essa regra de ouro temos o poder de saber reconhecer sua dor e custos, entendendo a demanda pessoal é possível adaptar o produto ao cliente.
Regra #2 Encantamento técnico
Para Ricardo, é preciso se desprender do atual modelo de vendas, por exemplo, levar o cliente para um jantar ou reunião longa faz com que ambas as partes percam dinheiro e tempo. Ele explica que apresentações sucintas e completas geram maior atenção e melhor rendimento do vendedor.
“É importante saber responder o que o cliente quer, com respostas rápidas e diretas. Demonstrar total conhecimento do produto gera confiança do outro lado. Quando se conquista a confiança pelo conhecimento técnico, é venda garantida, saber indicar os diferenciais para o cliente em seu produto e não o da concorrente”, enfatizou.
Regra #3 Cadência correta
Timing é a chave desse negócio, para Ricardo não adianta tentar vender algo que não esteja pronto para vender, mesmo que seja uma ideia, se deve evitar atrasar o projeto ao máximo, saber reconhecer seu momento, e mais importante é saber encaixar o cliente nela. Ambas as partes devem estar dispostas a comprar e trabalhar no projeto juntas, criando uma relação de confiança e se ambas as partes se acreditarem, o retorno é garantido. “É preciso ter agilidade e saber se localizar no espaço tempo, estar pronto para alcançar as oportunidades quando se estiver no lugar certo na hora certo, saber identificar o período vivido pelo seu negócio é uma das coisas mais importantes, e estar preparado sempre para agarrar chances. O mercado é dinâmico e oportunidades vem e vão sem avisar”, afirmou.
Regra #4 Máquina de vendas
Com a criação de métodos, saber reconhecer formas de sucesso a serem utilizadas nas vendas, os vendedores podem alcançar o sucesso nesse mundo, mas mais importante ainda é saber atualizar e aperfeiçoar essas ideias. Ricardo citou também a constância em treinamento da equipe, importante atualizar suas experiências e, além disso, treinar novas pessoas para manter a roda de ideias girando.
Manter sempre o controle das ações é lembrado pelo executivo, saber controlar o custo sobre produto, evitar gastos desnecessários ao mesmo tempo em que aumenta as vendas, esse equilíbrio é importante para fazer a empresa andar. Saber reconhecer as qualidades de todos que fazem parte da equipe para juntos alcançar o objetivo maior.
Regra #5 Talentos
Como último ensinamento e dica de ouro, Ricardo Brandão citou os talentos, as pessoas que fazem a empresa ser o que é e justifica o sucesso alcançado, são os verdadeiros diferenciais do negócio, além de avançarem com as propostas, são as responsáveis por novas ideias e aprimoramentos dos métodos utilizados. Ele falou também sobre a importância em reconhecer os talentos dentro de casa, não apenas valorizá-los como também não perder os mesmos, acredita que acaba sendo mais barato para empresa se criando qualidade em casa, e não ter que ir buscar fora. Aproveitar pessoas de dentro, desenvolver projetos e treinamentos para aumentar a qualidade da mão-de-obra interna.
“Manter o dinamismo interno é importante, gerar oportunidades internas para dar opção a todos ao mesmo tempo que se observa a vontade dos colaboradores e preparar sucessão. Não deixar de preparar novos talentos, mas manter sempre a roda girando constantemente”, concluiu.
Confira o episódio na íntegra:
Ouça também o podcast do episódio:
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