Não é todo dia que dezenas de desenvolvedores de tecnologia e experimentalistas de negócios trocam ideias com líderes industriais. Semana passada, o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a organização Anjos do Brasil reuniram diversas instituições tradicionais e profissionais de venture capital para avaliarem os projetos finalistas do concurso de negócios que realizaram conjuntamente pela segunda vez.
Entre empresas de fornos domésticos, canetas e tampas de garrafas, quem ficou em primeiro lugar foi um projeto web e mobile que já tinha sido incubado no Start-Up Chile.
I Colocado: Checkout10
Premiado com R$ 7 mil, Curso de Introdução ao Investimento-Anjo da Anjos do Brasil e o Livro “Investidor-Anjo“.
“Para mim foi uma vitória. A projeção desse prêmio da Fiesp é incomparável. Vai ser importante para o prosseguimento do projeto”, disse o vencedor logo após a premiação. Publicitário de Curitiba (PR), Thiago Cardoso explicou como surgiu a ideia que deu origem à sua terceira empresa. “Sempre acumulei na carteira adesivos de fidelidade, desses que você junta uma dezena e ganha algum desconto ou prêmio. A ideia da plataforma é acabar com esse produto antiquado e facilitar o relacionamento para os dois lados”. Essa é a terceira empresa de Thiago, hoje com 31 anos. A primeira foi a Loop Comunicação, uma agência de publicidade, onde permaneceu por 8 anos. A segunda foi a AzDirect, empresa que teve rápido crescimento e ele acabou vendendo seus 50% em virtude de uma boa proposta.
“Tivemos uma grande diversidade de projetos de diversos segmentos, destes produtos médicos até soluções de web, o que demonstra a gama de oportunidades que os empreendedores estão buscando e trabalhando o que é muito positivo para nós, investidores-anjo, pois cada investidor tem sua área de interesse e assim, o matching entre investidores-anjo e empreendedores fica mais rico e principalmente com maior potencial de efetivação”, observou Cassio Spina.
II Colocado: Eco-tampas Qualinova
Premiado com R$ 5 mil, 4 horas de Mentoria da Anjos do Brasil e o Livro “Investido-Anjo“.
Mais sobre o Checkout10: Chega de cartões de fidelidade de papel
Compartilhamento dos adesivos virtuais (gerados pelos checkouts) nas redes sociais, integração com Facebook, Twitter e Foursquare, ferramentas de campanhas, estatísticas e mensagem para as empresas, dentre outras funcionalidades, fazem do Checkout10 uma ferramenta estratégica e uma opção simples e eficaz para empresas de todos os portes terem seu próprio programa de fidelidade. A grande vantagem para os usuários é que com o mesmo email (ou com seu CPF) eles podem aproveitar o programa de fidelidade de todas as empresas parceiras, sem precisar carregar cartões na carteira.
A ideia surgiu há 1 ano, quando Thiago Cardoso, fundador da empresa, percebeu que seus cartões-fidelidade estavam ocupando espaço demais na sua carteira e que, com a popularização da internet e dos smartphones, não fazia mais sentido carregá-los. Além de que eles representavam um tremendo desperdício de matéria prima.
Alguns meses depois, o projeto foi premiado no Startup Chile, proporcionando um investimento de U$40.000,00 e a oportunidade de viver em Santiago por 6 meses junto a empresas de mais de 30 países, numa verdadeira imersão no mundo das startups e do empreendedorismo. Ele é o primeiro projeto paranaense a ser premiado no programa. “Existem algumas iniciativas similares, ainda em fase inicial, no Vale do Silício, mas o foco e o formato do Checkout10 é pioneiro e por isso chamou a atenção do governo chileno”, comenta Thiago.
No momento a empresa está trabalhando na versão mobile do site e logo pretende lançar um aplicativo para smartphones a fim de facilitar ainda mais o processo de checkout e deixar o sistema mais interativo. As empresas que estiverem interessadas em utilizar a plataforma só precisam preencher o cadastro e começar a gerar os adesivos para seus clientes. Nessa fase de lançamento o site está oferecendo 2 meses gratuitos para testar a plataforma.