Uma das grandes dores do setor de e-commerce no Brasil é o que se chama de “última milha”, ou seja, a etapa de logística para transporte e entrega do produto ao consumidor. Por sermos um país de extensão continental, entregar encomendas de maneira eficiente, segura e pontual sempre foi uma tarefa complexa, e que aumentou muito durante a pandemia por causa do crescimento das vendas on-line.
Esta falta de eficiência no processo de distribuição, foi a grande motivação para criação da Pegaki em 2016, pelos sócios João Cristofolini e Daniel Frantz. A startup que conecta transportadoras, centros de distribuição, embarcadores e pontos de coleta, se propõe, via tecnologia logística, a resolver esse problema que afeta desde o pequeno e-commerce até grandes marketplaces, impactando a vida de milhões de pessoas.
Adquirida no início de 2021 pela Intelipost, empresa de logística para comércio eletrônico, a Pegaki permanece como uma empresa independente, mas agora com forte investimento em tecnologia. E, para falar sobre essa trajetória empreendedora, da ideia até o exit, João Cristofolini, fundador da Pegaki, foi o entrevistado do Exit in Action!, programa comandado por Geraldo Santos, CEO do Startupi e João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, que teve também no Episódio#09, a participação especial de Tiago Fabris, Investors Relations da Bossanova.
O fundador da Startup começou a conversa dizendo que sempre olhou com bons olhos para o Exit, e brinca que apesar do nome, sempre pensou no Exit não como uma saída, mas sim como uma sobrevida de seu negócio. Ele acredita que a aquisição é responsável por alavancar a empresa e possibilitar que a mesma possa abranger mais clientes e melhorar a qualidade de seu produto. Questionado por Kepler, Cristofolini comenta que a deia de realizar o Exit antes de abrir o IPO ou se tornar um unicórnio foi observada pela oportunidade, a chance de poder crescer o negócio chamou a atenção.
“O primeiro ponto a se destacar é que uma saída precoce não quer dizer uma saída definitiva, não quer dizer que o empreendedor vai se aposentar, jogar a toalha ou se desligar do projeto, pelo contrário”, afirma o empreendedor.
Seguindo com o papo, João comenta que o processo de escolha da compradora não foi feito de maneira repentina. Ele destaca que é preciso estudar as propostas e as empresas compradoras para que não haja arrependimento futuro. João explicou que, para ele, o Exit significou fazer parte de algo maior, dentro de uma grande empresa e foi responsável por levar a Pegaki para um patamar nacional. “Nessa situação, é importante pensar: se já tomou a decisão, esquece o que poderia vir pela frente por que você está tomando a decisão nos dados e fatos que você têm naquele momento, que considera o mais assertivo”, complementou Geraldo Santos, do Startupi.
Durante a entrevista, João também falou com orgulho do pré-lançamento, em coautoria com o jornalista Eduardo Cosomano, do livro Saída de Mestre. Fruto da experiência na Pegaki, a obra conta informações e histórias que vão desde a formação de um negócio, captação de investimentos, até a saída para um grande grupo de logística.
Além da história da própria startup, João ajuda a contar experiências vividas por outros doze empreendedores do mercado que também alcançaram a venda de suas startups. Finalizando o livro, os autores passam o lado também daquele que vê de fora, com depoimentos de investidores-anjo e de grandes empresas que foram responsáveis por aquisições que marcaram o mercado.
Na segunda parte do Programa, Tiago Fabris, destacou durante a conversa, pontos super relevantes na relação entre empreendedores e investidores; citou as diversas modalidades de investimentos, incluindo o crowdfunding, usado pela Pegaki e também praticado pela Bossanova Investimentos para aportes nas startups com ideias que podem vir a se tornar Casos de Sucesso e até mesmo de Exit. Citou sobre o modelo de Contrato de Mútuo Conversível, usado pela Bossanova, que reduz de forma significativa os riscos para os coinvestidores relacionados a PJ, por não entrarem no Contrato Social do da startup; sobre a importância de se montar um portfolio e usar o coinvestimento como forma de aprendizado e também de redução de riscos, entre outros importantes tópicos.
Durante o Programa, também foi anunciado um Concurso Cultural tendo como prêmio o livro Saída de Mestre. Serão selecionadas as cinco frases mais criativas para a pergunta: “Por que o livro Saída de Mestre vai se tornar um Best-seller?”.
Confira abaixo o Episódio#09 na íntegra:
Ouça também o Podcast do programa:
Quer participar dos próximos Episódios? Clique aqui, faça seu cadastro e receba os links de acesso.