Uma das maiores plataformas de serviços financeiros do mundo, o Nubank acaba de lançar o Instituto Nu, plataforma de inovação social que irá catalisar iniciativas nas favelas e periferias brasileiras. Sob o lema “pelo corre de quem sempre foi correria”, o propósito da entidade é contribuir para reduzir as desigualdades no país, atuando em três plataformas: educação para empregabilidade, empreendedorismo e inovação social.
“O Instituto Nu chega para levar adiante nossos valores de inovar e romper o status quo. A entidade vai dar voz e espaço para o que acontece na periferia com base em nossos princípios de causar impacto na vida das pessoas”, explica Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank e presidente do instituto.
Além de princípios de governança e cuidado com o meio ambiente, o Instituto Nu visa reunir líderes inconformados para desafiar os cenários sociais no Brasil, a partir de soluções desburocratizadas, descentralizadas e racializadas.
“Uma das compreensões do Instituto Nu é de que a frente de atuação esteja alinhada com mulheres negras da periferia, empreendedores das favelas, grupos, organizações e coletivos periféricos para promover impactos reais e eficientes diretamente na ponta. Queremos que a potência da favela seja valorizada e o Instituto Nu seja uma ferramenta para isso”, afirma Marisa Santana, Gerente de Projetos do Instituto Nu.
Para o desenvolvimento do conceito e pilares do Instituto Nu, o Nubank também contou com a parceria da Singuê, consultoria de desenvolvimento de programas de diversidade, equidade e inclusão, na cocriação da estratégia de impacto e definição dos pilares de atuação.
Na vertical de educação, a proposta é desenvolver metodologias de formação centradas no potencial existente nas favelas, uma vez que a educação é entendida como pilar fundamental para ampliar a empregabilidade, principalmente entre os jovens.
Para o pilar de empreendedorismo, o objetivo é impulsionar a economia local e valorizar o ecossistema empreendedor das favelas por meio de alianças com empreendedores das periferias para práticas de desenvolvimento, incentivo e impulsionamento dos negócios. E para a atuação sob o escopo de inovação social, o papel do Instituto Nu é mapear e visibilizar iniciativas sociais lideradas por pessoas de favelas, propondo boas práticas de democratização do acesso a recursos filantrópicos.
* Foto de destaque: Reprodução site Nubank.