O Arena Hub, maior centro de inovação e empreendedorismo esportivo da América Latina, com atividades desde maio de 2020, tem conectado mais de 80 startups e membros associados, mais de 30 entidades esportivas e diversos parceiros nacionais e internacionais. O trabalho é para gerar e desenvolver negócios direcionados ao esporte brasileiro. Para aumentar e impactar ainda mais essa indústria, eles lançaram o Podium Labs, seu primeiro programa de aceleração, mais um grande passo para ampliar e fomentar negócios com diferentes empreendedores e startups.
“Em 2020 tivemos o Desafio Like a Player, em parceria com o SEBRAE, evento fundamental para mapearmos o atual momento do ecossistema de startups do esporte, bem como seus níveis de maturidade e entregas”, explica Fernando Patara, executivo e cofundador do Arena Hub. “Percebemos que os empreendedores, embora com muito empenho e criatividade, ainda precisam se adaptar ao mercado esportivo, entender mais a fundo as necessidades para que, assim, desenvolvam soluções que melhor se aplicarão ao mercado esportivo”.
As inscrições estão abertas até dia 30/03 e os critérios incluem que sejam startups com atuação direta ou indireta no segmento de esporte, saúde e bem estar com foco em modelos de negócios B2B, B2B2C, transacional, SaaS e híbrido. É importante ressaltar que, dentro da premissa do Arena Hub, todas as soluções devem ser direcionadas ao fomento e impulsionamento da indústria esportiva.
“Participar de um Programa de Aceleração é mandatório para uma startup ter sucesso em seus negócios e prosperar. O foco do programa está em conectarmos os projetos ao mercado, gerando tração e escalabilidade às startups participantes”, explica Fernando Patara. “Para isso serão propostos períodos intensos para troca de conhecimento com incentivo de recursos humanos e financeiros que irão acelerar o sucesso do negócio e fazer com que a solução seja desejada e aderida pelo mercado”.
Conexão para investimentos em negócios inovadores
A Catarina Capital tem importante papel no programa, sendo a empresa de investimentos responsável pela gestão do veículo financeiro, criação e gestão dos comitês e contribuirá ativamente com estratégias no projeto. A empresa atua em rede, com sede em Santa Catarina, reconhecida como a Ilha do Silício, que possui também a maior concentração de segmentos de tecnologia na representação do seu PIB. Por estar imersa em um cenário favorável, a Catarina Capital visa empoderar e incentivar projetos inovadores e empreendedores, além de preencher lacunas e setores produtivos que ainda são desprivilegiados pelo mercado de capitais e possuem grande potencial.
Junto ao Arena Hub, a Catarina Capital irá auxiliar os empreendedores a identificarem seu cliente-alvo, como rentabilizar com ele, a desenvolverem um MVP (produto mínimo viável) e a avançar na esteira de captação de uma nova rodada de investimento. O veículo tem a possibilidade de realizar aportes de até R﹩400 mil, em troca de um teto de 12% de participação nas empresas, dependendo do estágio de cada startup.
“O Podium Labs só vem confirmar os bons resultados do Arena Hub e as conexões que têm sido promovidas para o setor de esporte. Neste momento o hub dá um novo passo com o programa de aceleração conectando estes players com o mercado de capitais e investimentos”, afirma Thiago Lobão, CEO da Catarina Capital. “Essa também é uma oportunidade de unir o ecossistema de São Paulo ao mercado de Santa Catarina, onde startups de bem estar e lazer estão cada vez mais em destaque”.