O mercado de CRMs (sigla em inglês para Customer Relationship Management) ganhou um novo membro com o Zen, software online voltado para o gerenciamento de pequenas empresas e baseado em quatro módulos principais: Contatos, Calendários, Central de Avisos e Projetos. O produto foi lançado oficialmente no meio de 2012, mas começou sua “campanha” pela internet em 2013, com o apoio de dez investidores anjo.
Segundo Dennis Szyller, um dos sócios da empresa responsável pela criação do produto e a pessoa da empresa com quem conversei, as principais características do Zen envolvem simplicidade de uso, interface intuitiva, login e exportação de dados via QR Code e a possibilidade de compartilhar internamente e externamente páginas com arquivos, vídeos, imagens, tarefas, propostas, apresentações, mala direta, projetos e muito mais.
Mas nada disso serve para a pequena empresa se o preço for exorbitante. O Zen tem um plano bem básico, que me parece realista para quem ainda tem uma pequena empresa. São R$ 19,90 mensais, só que apenas um usuário terá acesso –com três usuários, esse valor já sobe para quase R$ 60.
Apesar do seu caráter de startup –feito com o apoio de anjos–, o Zen nasceu dentro de uma empresa que está no mercado desde 2000. A wSoMa Lab foi criada no Japão e com um ano de vida já mudou sua matriz para o Brasil. A empresa afirma que desenvolve o Zen desde 2009.
Mais sobre CRM: