Oi pessoal! Licença para comentar umas coisas do meu, do seu, do nosso Startupi, a startup das startups brasileiras 🙂 Hoje foi o primeiro dia do segundo semestre e a gente fez mais algumas mudanças no site, seguindo a linha do que comentei neste editorial: o Startupi está de mudança. Resolvemos deixar a migração “baixar a poeira”, corrigirmos alguns detalhes que quebraram (ainda tem uma ou outra foto de matéria antiga com link quebrado), para daí vermos até que ponto realmente acertamos ao fazer a escolha tecnológica pela Azure, a nuvem da MS.
Acontece que ganhamos liberdade e, além de resolvermos uma série de bugs, também estamos implementando algumas coisas:
- atualizamos nossa logo, que persistia desde o lançamento do site em dezembro de 2008! Para nós, ela ganhou clareza e elegância, ao mesmo tempo em que ficou em caixa alta e um pouco mais grossinha e ganhou um ícone na frente, que vai ser “conjugado”, aplicado de formas diferentes em diferentes produtos;
- assumimos de vez (botamos no topo do site) que temos uma conta no instagram.com/startupi e que sim, vale a pena compartilhar notícias por lá, pois é inegável que as pessoas passem tempo no app e curtem ficar sabendo de uma breaking news ou de alguma entrevista mais intimista;
- assumimos também (botando no topo do site) que temos um canal no youtube.com/brazilianstartups: estávamos usando mais como ferramenta de suporte aos vídeos que inserimos nas matérias, mas várias pessoas acabaram seguindo o canal, dando likes, deixando comentários e, algumas vezes, assistiam aos vídeos algum tempo antes de a gente publicá-los dentro das matérias;
- criamos uma página específica para a nossa newsletter e botamos um link no topo do site. A newsletter vem nos rendendo diversos comentários positivos e parece ter se estabelecido mesmo como uma compilação aguardada nas manhãs de domingo – digo isso também levando em conta os altos percentuais de abertura e clique dos emails. Antes, deixávamos os campos de “preencha seu nome e email para receber a newsletter” na barra lateral do site, mas os clientes vem requisitando aquele espaço, que realmente pode ser ocupado com coisas mais nobres do que um form (como a chamada para ler os artigos dos nossos colunistas e a caixinha do Facebook, que leva para nossa página fb.com/startupsbrasileiras;
- agora você pode navegar do menu direto para os artigos editoriais (espécie de “carta ao leitor”) escritos pelo nosso edi… bem, por mim, e publicados a cada manhã de domingo, junto com as newsletters de melhores matérias da semana;
- reativamos a página a Startupídia, a cartilha para entender a língua das startups! Este é o nosso glossário, onde explicamos uma série de termos deste mercado (especialmente para iniciantes). Afinal, nosso dialeto startupeiro conta com uma grande quantidade de termos em inglês e combina vocabulário específico de tecnologias, administração, finanças e outras áreas afins. Agora, ficou muito mais fácil navegar pelos assuntos – e poderemos atualizar a qualquer momento – tem alguma dúvida ou sugestão?
- deixamos mais claro quem nós somos (aliás, creio que não são muitos sites que realmente mostra “quem somos” na parte de “quem somos”) e também o que fazemos! Confira na página “Sobre o Startupi“;
- implementamos na página de Eventos (que existe desde o início do site) uma funcionalidade que permite a rápida importação de todos eventos do mês no formato iCal. Quando você entra em um evento específico, como este que acontece nesta terça-feira, você pode escolher se importa via iCal ou via Google Calendar;
- trocamos a barra de funcionalidades sociais nas matérias a pedido de leitores que queriam compartilhar de outras formas e dar likes de outras formas (fiquem à vontade!). Também deixamos a barra no início do post, além de embaixo (onde já estava).
Bem, hoje era isso. Pode não ser rocket science, mas é uma inovação na forma como acolhemos nosso conteúdo e nossos leitores! Está aí um pouco do trabalho do Eric Hayashi e do André Sato (que começou a trabalhar com a gente para ter mais qualidade de vida, depois de se matricular num Master em Gestão Comercial & Marketing e de ter trabalhado com CRM, e-commerce, social commerce e otras cositas).
Talvez seja ou não seja um pequeno passo para um homem; talvez seja ou não seja um grande passo para a humanidade 😉
A mudança continua!