As empresas da área de logística têm até o dia 1º de dezembro de 2013 para começarem a emitir eletronicamente os CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico), que substituem os talões fiscais e formulários impressos com as informações das operações de transporte. Sabendo disso, a startup recifense Hive.Cloud lançou um produto que ajuda na adaptação às novas regras.
Lançado em dezembro de 2012, um dos produtos da startup é justamente um serviço de emissão das CT-es. “Esse documento é emitido e armazenado eletronicamente com o objetivo de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer tipo de transportadora”, diz comunicado divulgado pela empresa.
Segundo a companhia, que foi criada com investimento dos sócios, o cliente pode acessar, se cadastrar e já começar a fazer a emissão dos documentos. Tudo o que for emitido fica armazenado na nuvem, para que o representante da empresa possa acessar em vários aparelhos.
“Para emitir o documento digital, o transportador precisa atender a alguns requisitos básicos: estar autorizado pela SEFAZ de seu Estado, possuir um certificado digital para validar o processo e um programa que emita o CT-e”, diz a companhia.
Foto: Rodrigo Denúbila