Por Bruna Galati
Ao longo das décadas, o marketing foi evoluindo nas suas estratégias. Em 1960 o foco era na aquisição dos consumidores através da produção em escala. Na década de 80 não bastava apenas a fabricação, era necessário que o canal de entrega fosse o melhor. Em 1990 chegou a Era dos clientes, onde a preocupação começou a ser o consumidor e a sua jornada até comprar o produto.
Em 2020 chegamos na Era da experiência, aonde o produto chegava até o cliente de uma forma personalizada. Após a pandemia, o marketing evoluiu novamente. Estamos na Era da relevância. “Qual a diferença entre relevância e experiência, a evolução. Não basta mais só reter o cliente, é preciso ter cuidado com elas e olhar de forma mais abrangente para ser mais relevante na vida das pessoas. Além de humanizar o serviço, é o relacionamento digital humanizado”, afirmou Eco Moliterno, CCO da Accenture Song, durante o evento Salesforce World Tour.
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Life Centric
Uma pesquisa da Accenture, com mais de 25 mil entrevistados em 22 países, mostrou que 50% dos consumidores dizem que a pandemia os levou a repensar seus propósitos pessoais e reavaliar o que era importante para eles. Essa mudança do consumo, através da reflexão que a pandemia gerou nas pessoas, evoluiu as estratégias de marketing do customer centric para life centric, que vem em conjunto com a era da relevância. “É considerar o consumidor como um ente, como um ser humano, levando em conta tudo o que está ao redor dele ou dela”, explicou.
O especialista citou o ESG como uma estratégia dentro dessa nova era. As pessoas estão em busca de uma vida mais saudável para elas e para o meio ambiente e marcas que não seguirem esse pensamento ficarão para trás. “É entender que a coisa mais importante do mundo vai ser o próprio mundo. As marcas lá fora já mexem no seu core business para se adaptarem ao momento. O McDonald’s, por exemplo, lançou um hambúrguer de planta, o Burger King está fazendo embalagens reutilizáveis em vez de só reciclar, e a Harley Davidson que tinha um grande problema com combustíveis poluentes lançou uma bike elétrica”.
Segundo ele, mais do que atributos ótimos, as companhias precisam mostrar que eles fazem o bem, ou seja, oferecer um bom produto ou serviço, para “fazer o bem”. “É preciso mostrar sua função dentro da sociedade para criar essa relação com o consumidor, porque assim você toca no coração das pessoas e mostra que é sustentável, acessível, representativo, transparente, democrático e acima de tudo humano”.
Exemplo da nova era do marketing
Um exemplo dessa evolução, de acordo com Eco, é a marca Nespresso, e suas campanhas com o ator George Clooney. Antes o público amava ver o garoto propaganda consumindo o produto, mas hoje eles pedem mais do que um rostinho bonito. As produções agora são voltadas para a vida dos produtores rurais e a transformação de suas vidas, a partir da relação com a marca.
Além de desenvolver estratégias de marketing que passem mensagens com o mundo em foco, as empresas não podem ficar presas ao seu core business, elas precisam virar um ecossistema e ampliar foco para criar valor. Das sete empresas mais valiosas do mundo, seis se transformaram em um ecossistema e hoje dominam o cenário.
Ecossistema é o conjunto de ofertas, serviços e produtos que um negócio produz e que disponibiliza dezenas de interações e formas diferentes com seus consumidores, facilitando o acesso e permitindo uma sinergia exponencial. Normalmente, um ecossistema é formado pela empresa – seja grande ou pequena – e o conjunto de outras grandes empresas. Depois do desenvolvimento de uma nova área de serviços complementares ou produtos, é hora de o negócio expandir para outros serviços.
Por fim, as companhias que se associarem com o mundo digital interativo estarão em vantagem, porque elas estarão investindo no digital humanizado. Como é o caso do metaverso, que é a soma do físico com o interativo. E qual vai ser o impacto disso? As experiências vão se combinar, os consumidores poderão ter todas as sensações de sair para fazer compras em um supermercado, por exemplo, sem precisarem sair de casa e com todas as informações aparecendo na tela.
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