Nas últimas semanas, o mundo online balançou diante das mudanças nos resultados dos Analytics, com o percentual muito alto em resultados com not provided, assim como a falta de feedback com relação às palavras-chave trabalhadas. Mas, afinal, o que está acontecendo com o Google e sua pesquisa? Para dar uma luz, o João Fonseca, da SEO Master, escreveu o seguinte artigo.
“Como o Novo Google vai revolucionar o SEO
O Google atualizou seu algoritmo. Sim, o tão falado e secreto (talvez mais do que a fórmula da Coca-Cola) cálculo que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa online. A empresa anunciou essa novidade no meio de Setembro, durante as comemorações do seu aniversário de 15 anos.
Esse novo algoritmo se chama Hummingbird (beija-flor), por ser mais rápido e preciso. Amit Singhal, vice-presidente sênior de buscas disse que é uma mudança tão radical, que nada tão crítico acontece desde 2001, quando a empresa ainda era muito jovem.
Mudanças na Busca
Esse novo algoritmo não é inteiramente novo. Ele utiliza partes do antigo. É uma verdadeira modernização de um mecanismo: tem uma nova base e funcionamento, mas algumas peças podem seguir o mesmo modelo.
Assim como o usuário evoluíram, a ferramenta também precisava se renovar. E o usuário evoluiu para a busca móvel. Uma grande diferença da busca móvel é a utilização da voz para a busca no lugar do teclado para digitar. Isso acontece pela própria dinâmica do celular/tablet e do computador/laptop.
Busca mais Humana
Utilizando a voz, o usuário tem maior naturalidade fazendo uma busca com linguagem fluida, como “como faço para ir da avenida Rio Branco para a rua Presidente Vargas de ônibus”. Bem diferente de uma busca no teclado.
Enquanto isso é muito simples para um humano entender, é um enorme desafio para um computador. Isso porque nós conseguimos pensar de forma semântica, um modo ainda desafiador para os maiores cientistas do mundo conseguirem programar um computador.
Palavras-chave são secretas
Outra mudança com o Novo Google é a criptografia de qualquer busca feita na ferramenta, as famosas keyword not provided. Isso faz com que nenhum software de Web Analytics receba as informações de qual palavra-chave foi digitada pelo visitante antes de entrar no site. Isso inclui o próprio Google Analytics, ferramenta padrão do mercado.
O setor que mais teria se prejudicado seria o SEO, pois essa alteração, pois era uma das principais métricas utilizadas pelos profissionais da área para controle de desempenho das campanhas de otimização de sites.
Crise para o SEO
Com essa restrição de um fator importante para o mundo SEO, rapidamente aparecem os matadores de SEO. Esse tema “a morte do SEO” surge a cada espirro do Google. O que acontece é que as palavras-chave eram uma métrica clara e simples para o SEO, mas apenas isso: uma métrica. Existem várias outras.
E posso dizer com toda a certeza de que muito melhores do que “keywords exatas”. Acontece que todo o funcionamento do algoritmo do Google vêm há tempos sendo mirado para a busca semântica, culminando com o lançamento do Hummingbird.
E para uma busca semântica, não existem palavra exata, mas sim intenção. Então é para essa intenção que devemos estar focando nossas análises. Nada de analisando se “como vender mais” tem mais buscas do que “como faço para vender mais”, quando elas tem a mesma intenção.
Então para a evolução do SEO, a comunidade de profissionais precisará se desprender desse vício e começar a analisar a busca de forma mais semântica, ou seja, mais humana”.
Artigo: João Fonseca, SEO Master.
Imagem: InteractivityDigital