A partir de uma solução geotecnológica criada através da parceria entre a Nodle, startup de conectividade que cria uma rede descentralizada fomentada por smartphones, e a Roole, seguradora francesa, os smartphones que fortalecem a Nodle Network trabalharão juntos para encontrar veículos roubados ou furtados, por todo o mundo.
A solução recém lançada funciona por meio de tags Bluetooth incorporadas a veículos que usarão o poder de conectividade dos celulares e de outros dispositivos IoT para indicar a localização do veículo, preservando dados sensíveis e privados daqueles que contribuírem com a rede usando o aplicativo Nodle Cash (disponível para Android e iOS).
“Estamos empolgados em pilotar a rede Nodle com nossa frota”, diz Thomas Fournier, CEO da Roole. “Vários sensores inteligentes de baixo custo evitam a desmontagem de veículos roubados, uma prática comum na Europa, onde veículos roubados são vendidos para obter peças”, diz Fournier. “Se um carro for roubado da França, por exemplo, e for parar em outro país, há uma boa chance de encontrá-lo, graças à nossa parceria com a Nodle Network.”
Usando a API on-chain da startup, o processo de busca começa com a notificação do proprietário do carro roubado. Então, a tecnologia inicia a busca da tag associada ao veículo em questão, sendo que todo o processamento é baseado em princípios de privacidade, onde nenhum dado pessoal, como nome ou sobrenome, é coletado. Sendo assim, a rede descentralizada da Nodle trabalhará para detectar a tag e, quando ela for localizada, a informação será direcionada com segurança criptográfica à Roole.
Com uma rede alimentada por smartphones, que atualmente acumula mais de 600 mil token holders ativos espalhados pelo mundo, a Nodle Network possui abrangência global, portanto o veículo perdido pode ser localizado em qualquer lugar do mundo onde a Nodle estiver. Para estimular a expansão da rede descentralizada da marca, os usuários podem contribuir instalando o aplicativo no celular e serão recompensados com a criptomoeda NODL, já listada na Kraken, Gate.io, Huobi, MEXC Global, Ripio, BitcoinTrade e no Mercado Bitcoin.