Vahid Sherafat, fundador da Nitro Academy, conta que atuou durante muitos anos na área de inovação e tecnologia, mas quando sua filha tinha 3 anos, começou a notar o problema da comunicação entre a família e a escola e as limitações que existiam ao se comunicarem tanto por agenda manual “de papel” quanto por e-mails e até mesmo por WhatsApp.
Diante desse contexto, ele teve a ideia de criar algo que facilitasse esse processo de comunicação entre ambas as partes. E foi assim que decidiu criar o ClassApp, um aplicativo que funciona como uma agenda digital escolar e que atualmente possui mais de 1200 clientes e mais de 1 milhão de usuários.
“Há dois anos saí da ClassApp, após a venda para um grande grupo educacional. E agora, após uma intensa vivência e muita experiência adquirida, meu objetivo é transmitir esses conhecimentos de uma maneira diferente do que o mercado trabalha. Quero estar mais próximo dos empreendedores, de maneira mais pragmática e efetiva, para apoiar a jornada deles na criação de novos negócios”, comenta Vahid.
Agora, em 2023, Vahid está lançando a Nitro Academy, uma aceleradora de edtechs e peopletechs, que tem o intuito de alavancar negócios de forma personalizada e intensiva. A iniciativa oferece apoio ao empreendedor no estágio inicial e destina-se a empresas de educação ou que visam impactar jornadas profissionais, como as peopletechs.
“Pensando em toda minha trajetória, que comecei do zero, sem recursos, sem parentes e amigos que tivessem uma experiência que facilitasse minha jornada, fez muito sentido criar um tipo de aceleradora que seja um apoio muito próximo dos empreendedores, em todas as fases do desenvolvimento da sua startup”, diz o fundador.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
De empreendedor para empreendedor: Nitro Academy
Oferecida de maneira remota, o programa oferece aceleração e mentoria que podem ser realizadas por startups sediadas em qualquer lugar do Brasil. A ideia do programa é empoderar esses empreendedores durante 18 meses, de forma intensiva, cuja proposta é estabelecer uma relação de empreendedor para empreendedor.
Num primeiro momento, o programa realiza uma avaliação sobre todos os aspectos das edtechs. Depois desse processo, é proposto um plano de ação, em conjunto com o empreendedor, de aceleração e crescimento do negócio. Além disso, também é realizado um encontro semanal e remoto com Vahid. “Esse encontro é importante para reforçar a troca de aprendizados de empreendedor para empreendedor”, comenta.
A partir da identificação das demandas necessárias da startup, outros mentores podem ser convidados para participar da aceleração. Além disso, conforme sejam detectadas necessidades específicas, também serão envolvidas assessorias jurídicas, contábeis, de marketing ou tecnologia. Caso seja preciso a captação de recursos, é organizado um pitch night com uma rede de investidores exclusivos.
Segundo Vahid, os critérios de seleção para as startups são baseados no perfil dos fundadores, na capacidade que eles têm de executar o empreendimento, no problema que a startup se propõe a resolver e no modelo de negócio que é utilizado para a resolução do problema. Ele ressalta que o programa aceita startups em diversos estágios, desde o pré-faturamento, em determinados casos, até a fase seed.
O programa de aceleração, por ser totalmente personalizado, aceita startups na fase de validação, operação e tração. “Em cada situação, temos uma atuação diferenciada e apropriada para aquele determinado momento vivenciado pela startup”, destaca Vahid.
Na etapa de validação, o empreendedor é conectado a potenciais clientes estratégicos que podem ajudá-lo a validar suas ideias mais rapidamente, inclusive criando possibilidades de investimento inicial anjo. Na etapa de operação, o programa ajuda a startup nos desafios de crescimento e na priorização das ações.
Por fim, na etapa de tração, o programa auxilia as startups nos desafios de crescimento da equipe, na criação de cultura e no alinhamento de incentivos para manter a gestão da empresa cada vez mais ágil e não perder a capacidade criativa de inovação e execução com o aumento da equipe.
Próximos passos da Nitro Academy
De acordo com Vahid, não existe um valor fixo de investimento ou seja, cada startup, em diferentes estágios, estará captando valores diferentes, sendo que isso é opcional ao desejo de captar. “Nos casos em que a startup necessite de investimento, apoiamos as primeiras rodadas de captação, se for necessário as subsequentes, conectamos com uma rede exclusiva de investidores e com fundos estruturados do mercado”, destaca.
O programa já está acelerando duas startups, que são a Edufuturo, uma startup de Pernambuco que atua no desenvolvimento de competências do futuro, e a FutureMe, uma plataforma gamificada de orientação vocacional autodirigida do Rio de Janeiro.
Os próximos passos da Nitro Academy incluem estabelecer-se no ecossistema como o principal parceiro estratégico na área de educação, recursos humanos e outros. “Queremos criar um círculo virtuoso de empoderamento para essas organizações, para que não sejam impedidas de atingir seu propósito por conta de qualquer falta de conhecimento ou erro de estratégia”, finaliza Vahid.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.