A NeuralMed, empresa que utiliza algoritmos proprietários para minerar e refinar dados estruturados e não estruturados de pacientes, acaba de receber um aporte liderado pela Good Karma Ventures, gestora de investimentos em impact growth. Os valores da transação não foram revelados.
O investimento tem como objetivo possibilitar o plano de expansão da NeuralMed e a ampliação do portfólio de produtos, que visa a melhora da qualidade de vida da população e a redução de custos do sistema de saúde.
A partir de uma base de aproximadamente 100 mil vidas, o Atlas, produto de mapeamento populacional da NeuralMed, permitiu identificar uma população de 3,8 mil novos pacientes diabéticos, que até então não estavam no programa de prevenção do cliente.
NeuralMed atua no monitoramento da saúde
Segundo estimativas, o programa preventivo desses pacientes irá incrementar a qualidade de vida, reduzir consultas e internações, além de evitar gastos de até R$12 mil anuais por paciente, representando uma economia potencial de R$ 45 milhões somente nesse projeto. O valor do produto se prova no interesse dos clientes, uma vez que a NeuralMed já atua no monitoramento da saúde de mais de 4 milhões de vidas em menos de 6 meses após o lançamento do Atlas.
“Este ano ainda, veremos a expansão do Atlas, com a inclusão de pacientes oncológicos. Além disso, em breve, anunciaremos nossa entrada no setor de pesquisas clínicas junto às farmacêuticas. Tudo isso nasce da nossa missão: trabalhar a abundância de dados que o setor de saúde gera e não usa em ações que melhoram a saúde da população”, afirma Anthony Eigier, cofundador e CEO da NeuralMed.
A Good Karma enxergou um alto potencial na NeuralMed, devido a identificação de pacientes crônicos ou em situação crítica de saúde muito mais cedo do que os processos atuais permitem, o que necessariamente se traduz na melhora da qualidade de vida, além de gerar economias reais para o custoso sistema de saúde.
“Nosso intuito é que a NeuralMed se torne a principal empresa de inteligência de dados para a saúde da América Latina e um importante agente na transformação da saúde baseada em valor”, explica Raphael Falcioni, sócio da Good Karma Ventures e responsável pelos investimentos da gestora no pilar de saúde. A expectativa é de que os produtos da NeuralMed estejam em mais de 400 hospitais ao redor do país e que o Atlas alcance 14 milhões de vidas nos próximos anos.
Segundo o executivo da Good Karma, a gestora entende que o setor de saúde precisa avançar na capacidade de trabalhar os dados, mas existe um desafio enorme para que isso aconteça, principalmente devido à integração dos sistemas e fluxos de processos dos grandes stakeholders da saúde.
O uso de IA no segmento da saúde potencializa a qualidade e precisão dos resultados médicos. Segundo dados da empresa de pesquisa Frost & Sullivan, publicada pela National Library of Medicine, estima-se que o uso de IA melhore os resultados médicos em até 40%, enquanto reduz o custo dos tratamentos em até 50%.
A NeuralMed já observa que os clientes que possuem programa de prevenção em vigor estão percebendo uma redução no número de internações e cirurgias desnecessárias, ao mesmo tempo em que constatam uma melhora na qualidade de tratamento e satisfação do paciente.